-
Início
-
Viver
-
Cultura
-
Centro de Memória
- Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
O Centro de Memória dispõe, até à data, de 76 fundos, subdivididos em 3 grupos: os fundos pessoais e familiares, constituídos por 42 fundos; os fundos institucionais, empresariais e temáticos, constituídos por 16 fundos; e os fundos exclusivamente digitais, constituídos por 18 fundos.
A maioria dos fundos é heterogénea, podendo conter bibliografia, documentos, imagens (fotografias, estampas, vídeos, slides, etc.), registos áudio e objetos com as mais diversas proveniências funções e utilidades.
-
A - Fundos Pessoais e Familiares
Abílio Campos Monteiro
O Fundo consta de 22 títulos bibliográficos, 4 cadernos com recortes de imprensa e outros documentos manuscritos de Campos Monteiro ou sobre este escritor. Contém ainda 2 esculturas relativas a Campos Monteiro, uma das quais é caricatural.
Abílio Adriano de Campos Monteiro nasceu em Torre de Moncorvo em 7 de março de 1876, tendo falecido em S. Mamede de Infesta em 4 de dezembro de 1933. Licenciado em Medicina, adquiriu notoriedade como escritor e polemista, particularmente com “Saúde e Fraternidade”. A sua carreira literária abarca vários géneros, desde o Romance, Poesia, Teatro, Crónicas.Adília Bento Fernandes
O Fundo consta de diversos tipos de documentação e bibliografia reunida pela doadora, no seguimento das suas investigações.
Adriano Vasco Rodrigues
Este fundo consta de um livro de medicina.
Afonso Praça
Fundo bibliográfico com mais de um milhar de títulos, sobre temas muito diversos, mas centrando-se em Temas Locais, História de Portugal e Universal, Literatura, Filosofia e Sociologia. De particular destaque a coleção integral da publicação “O Jornal”.
O fundo documental é constituído por diversos temas de interesse nacional e local, reunidos pelo jornalista, no âmbito da sua vida profissional.
Afonso Praça nasceu em 1939, no Felgar, Torre de Moncorvo. Faleceu em Lisboa, em 2001. Um dos mais notáveis jornalistas da segunda metade do séc. XX, tendo colaborado em mais de 20 títulos, alguns dos quais como fundador e diretor. Foi igualmente escritor.Aires Dinis
Fundo constituído por bibliografia e reprodução de documentação de interesse para Torre de Moncorvo e região.
Alberto Barbosa Areosa
O Fundo consta de um volume contendo a coleção completa do Jornal “O Transmontano”, editado em Torre de Moncorvo.
Publicação periódica de elevado interesse para a história politica, económica e sociocultural da vila de Torre de Moncorvo, bem como de Trás-os-Montes e Alto Douro.Alice Estácio
Fundo constituído por bibliografia, documentos, fotografias e objetos pertencentes a D. Alice Estácio e D. Alice da Conceição Rei.
De interesse para o estudo da História sociocultural de Torre de Moncorvo, durante o séc. XX. De realçar a documentação relativa aos Caminhos-de-ferro.Alfredo Fernandes Peixe
O Fundo consta de um CD com imagens da feira medieval de Torre de Moncorvo, realizada em 2011, bem como de um poema do doador intitulado “A Torre dos Corvos”.
Américo Monteiro
Conjunto de cartazes relativos às Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção, em Torre de Moncorvo.
Aníbal Alberto Teixeira
O fundo é constituído por correspondência, uma estampa com as armas de Torre de Moncorvo, desdobrável e conjunto de cédulas emitidas pelos Municípios de Cuba e Torre de Moncorvo, no decorrer da Primeira República.
António Caetano de Oliveira
Este fundo possui a seguinte documentação: caderno da relação dos prédios que pertencem a António Caetano de Oliveira no Concelho de Moncorvo; Livro-diário da Sociedade de Manuel António d´ Oliveira e José António d´ Oliveira (1866-1873). Documentação recolhida no edifício da atual biblioteca municipal aquando da sua aquisição pelo município, no final da década de 80.
António Júlio Andrade
Fundo composto de coleção fotográfica, documental e bibliográfica sobre temas de história de Torre de Moncorvo.
António Júlio Peixe
Coleção de livros e revistas de temas diversos. Apresentam particular relevância os temas africanos.
António Maria Mesquita
O fundo consta de bibliografia, correspondência, documentação e objetos, pertencentes ao Sr. António Maria Mesquita e seus familiares diretos.
De particular interesse para a história social e política de Torre de Moncorvo, assim como de Vila Nova de Famalicão,
O Sr. António Maria Mesquita nasceu em Vila Nova de Famalicão. Residiu e faleceu em Torre de Moncorvo, onde se destacou a sua atividade como contabilista. Pertenceu igualmente a diversos órgãos autárquicos e associativos.Armando Fonseca
O Fundo consta de um volume contendo os primeiros dois anos do Jornal “A Torre”, do qual o doador foi redator e colaborador assíduo.
Armando Morais Pimentel
Reprodução em papel de um conjunto de correspondência diversa enviada e recebida pelo Dr. Armando Sanches de Morais Pimentel ao Embaixador Armando Martins Janeira, Prof. Doutor Santos Júnior, e a colegas do Liceu Rodrigues de Freitas.
Destaca-se a correspondência endereçada ao Embaixador Martins Janeira, onde descreve a sua visão sobre a situação política, social e cultural do país, de Torre de Moncorvo, e de Felgueiras, terra natal do embaixador.
O Dr. Armando Pimentel nasceu em 1913, na aldeia de Estevais, concelho de Mogadouro, tendo aí falecido em 2008. Licenciado em Direito. Notável jurista e cronista. Colaborou assiduamente com o jornal “A Torre”, “Jornal de Notícias”, etc. Frequentador assíduo da vila de Torre de Moncorvo, onde reuniu amizades.Atília Garibaldi Martins
O Fundo consta de coleção de fotografias das famílias Rego Martins, Ribeiro e Madeira, bem como de uma gravura emoldurada e colorida, relativa às Campanhas de Napoleão.
Cláudia Fernandes
Este fundo consta de três livros de literatura.
Campos Macedo (Familiar)
O Fundo consta de um conjunto bibliográfico de livros e revistas do séc. XIX e XX, contando com cerca de 540 títulos. Possui igualmente um conjunto diversificado de documentos e de correspondência pertencentes a vários elementos da família Campos Macedo: Abílio António de Campos, Júlio Manuel Macedo, Elisa da Conceição de Campos Macedo, e descendentes. Dispõe ainda de uma coleção de fotografias e de objetos pessoais da família Campos Macedo. Fundo com elevado interesse para a história económica e sociocultural de Torre de Moncorvo.
César Urbino Rodrigues
O Fundo consta da coleção do Jornal “A Voz do Nordeste” (1988-2008), de que o Dr. César Urbino Rodrigues foi diretor.
Fernandes (Familiar)
Fundo composto de documentação. Em fase de organização.
Guilherme de Oliveira
Fundo constituído por coleção bibliográfica com várias temáticas, sendo de destacar os temas História de Portugal, História Colonial de Angola e Moçambique. Contém ainda série documental com reprodução em papel de documentos manuscritos e iconografia relativa às antigas colónias portuguesas.
Horácio Brilhante Simões
Fundo bibliográfico constituído essencialmente pela revista “Brotéria”, entre outros volumes.
O Dr. Horácio Nobre Brilhante Simões nasceu em Lisboa. Residiu e faleceu em Torre de Moncorvo. Veterinário e Professor. Dirigente concelhio da União Nacional e da organização Legião Portuguesa. Dedicou-se igualmente à fotografia e à preservação do património do concelho de Torre de Moncorvo.Isabel Lopes Cardoso
O fundo é constituído por uma coleção incompleta do jornal “o Transmontano” (1902-1904), uma pasta com correspondência e outra documentação que pertenceu aos Srs. Drs. Acácio António Camacho Lopes Cardoso e Artur Alberto Camacho Lopes Cardoso, um quadro com reprodução fotográfica do Dr. Acácio António Camacho Lopes Cardoso, e dois quadros com fotografias de Emílio Biel, da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e Tríptico da Parentela de Santa Ana.
Este fundo apresenta com elevado interesse para o estudo da História política e social de Torre de Moncorvo e também da História nacional, no final da Monarquia e Primeira República, onde os irmãos Dr. Acácio e Dr. Artur Lopes Cardoso tiveram lugar de grande relevo.Júlia Barros Ribeiro
O fundo é constituído por uma coleção de vários periódicos (de 1984 a 1992) que pertenceram ao Sr. João Sárrea de Barros (1902-1994), dentista em Torre de Moncorvo e Mogadouro e cronista. Contém igualmente reprodução de documentos relativos à Crise Dinástica de 1578-1580, depositados no Arquivo Geral de Simancas. Contém a reprodução de um filme de 1975, relativo ao Dia Mundial da Criança, em Leiria, datado de 1975.
João Machado Leonardo
O fundo é constituído por uma coleção de diversas caixas e frascos de medicamentos pertencentes à farmácia do consultório privado do Dr. João Celestino Machado Leonardo, sito na R. Visconde de Vila Maior, em Torre de Moncorvo.
Joaquim Pereira
O fundo é constituído por um fragmento do Muro de Berlim (1961-1989)
Leonel Brito
O fundo contém diversa bibliografia, documentação e fotografias sobre personalidades da vila de Torre de Moncorvo, ou que sobre ela se dedicaram: Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, Visconde de Vila Maior; Francisco António Correia, Augusto Luís Zilhão, José António de Sá, Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos, Padre Francisco Manuel de Castro, José Henriques Pinheiro, António Balbino Rego, António Joaquim Ferreira Margarido, Francisco Diogo de Sá, José Maria Amado Mendes, Manuel António de Seixas, João José Dias Galas, Acácio Lopes Cardoso, António Cabral, Joaquim Ferreira Pontes, António Joaquim Ferreira Pontes, Adriano Augusto Trigo, Aníbal Augusto Trigo, António Bernardo de Morais Leal Júnior, Visconde do Banho, Urgel Horta, João Baptista Botelho, Alcino Alves. Contém igualmente reprodução de vários textos sobre história local, coleção sobre cinema (bibliografia, documentação e filmes do doador, sobre o doador e sobre cinema português), bibliografia diversa, postais ilustrados, e reprodução de jornais.
O fundo possui ainda diversa documentação, fotografias, bibliografia, filmes e outra informação em formato digital.Manuel António Sendas
Fundo constituído pelo documento: Carta de D. João VI que dá por livre e quite ao Padre António das Neves, Vigário da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, do lugar da Cardanha, da Ordem de Cristo, da paga dos três quartos do aumento da côngrua que foi servido conceder à mesma vigariaria, de 1815. Este documento foi doado ao município de Torre de Moncorvo em 2009.
Manuel da Costa Serapicos
O fundo é constituído por uma coleção bibliográfica contendo 676 títulos e coleção de vídeos. Em ambos os casos abordam temáticas diversificadas.
Manuel Maria Meneses
O fundo é constituído por uma reprodução em papel de fotografia do seu tio Sr. Abel dos Santos Teixeira de Morais. Abel Teixeira de Morais, natural de Larinho, Torre de Moncorvo, foi Vice-Presidente do Senado em Torre de Moncorvo entre 1923 e 1926, substituindo o presidente demissionário.
Maria Filomena Fevereiro
O fundo é constituído por um livro do escritor moncorvense Abílio Adriano de Campos Monteiro.
Maria da Graça Pinto Félix
Fundo constituído por coleção bibliográfica com várias temáticas, de que se destaca um volume de obra escrita por Agostinho do Bem Ferreira, natural de Maçores, Torre de Moncorvo.
A série documental é igualmente muito diversificada, reunindo documentação herdada por D. Maria da Graça Oliveira Morais de Almeida Pinto Félix. A maior parte da documentação pertencia e/ou foi produzida por António de Carvalho de Montenegro. Existe também documentação que foi reunida por este que diz respeito a várias famílias do concelho de Torre de Moncorvo (Açoreira, Carviçais, Felgar, Torre de Moncorvo), ou com relacionamentos nestas localidades.
Possui ainda um conjunto de fotografias do séc. XIX e XX, de membros das famílias Doutel, Montenegro e Oliveira.
Este fundo é de especial interesse para a história económica, política e social de Torre de Moncorvo, particularmente nos séculos XIX e XX, sendo que está aqui presente diversa documentação de instituições do concelho, de que se deve destacar o Hospital D. Amélia e a Administração do Concelho de Torre de Moncorvo.D. Maria Isabel Martins Borges Norman
O fundo é constituído por 5 volumes – a edição crítica editada por Armando Martins Janeira, das obras completas de Wenceslau de Moraes.
Maria José Madeira Santos
O fundo é constituído por uma reprodução em papel de gravura do seu antepassado António José Madeira, natural de Torre de Moncorvo e aqui residente. Destacou-se como Presidente da Câmara Municipal, na Primeira República.
Martins Janeira (Virgílio Armando Martins ou Armando Martins Janeira)
O fundo é constituído por uma vasta coleção bibliográfica com mais de 6000 títulos, abarcando várias temáticas e em várias línguas (Português, Castelhano, Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Japonês), destacando-se a literatura e crítica literária, história, política, direito, sociologia.
A série museológica é constituída por 1133 objetos (pessoais, cerâmica, vestuário) pessoais, documentos, coleções diversas (nomeadamente de caixas de fósforos, postais, menus), fotografias, áudio e vídeo. De realçar os objetos orientais, com particular interesse a ampla coleção de objetos japoneses.
Virgílio Armando Martins, ou Armando Martins Janeira, nasceu em Felgueiras, Torre de Moncorvo em 1914. Faleceu no Estoril em 1988. Diplomata. Cônsul em Leopoldville, Liverpool e Sydney. Embaixador de Portugal em Tóquio, Roma e Londres. Escritor e investigador, foi o grande impulsionador do restabelecimento das relações luso-nipónicas, e do estudo da presença portuguesa no Japão.Moreira da Fonseca (Familiar)
Fundo composto de documentação. Em fase de organização.
Padre Joaquim M. Rebelo
O fundo é constituído por conjunto bibliográfico diverso e por uma coleção de periódicos de produção regional. Possui também diversos objetos pessoais do Padre Joaquim Manuel Rebelo, decorrentes da sua atividade pastoral.
O Padre Joaquim Manuel Rebelo é natural do concelho de Vila Nova de Foz Côa, em 1922. Residiu por várias décadas no concelho de Torre de Moncorvo. Além da sua atividade como pároco de diversas freguesias, foi Professor e dedicou-se à História e Etnografia da região. Faleceu em Coimbra em 1995.Rogério Rodrigues
O fundo é constituído por 2 reproduções em fotocópia de assentos de fundação e extinção de uma loja maçónica em Torre de Moncorvo, 2 provas tipográficas do jornal “República” com textos sobre Moncorvo, escritos em março de 1974, e dois CD com gravação de poemas de Rosália de Castro.
Sílvio Carvalho
Fundo bibliográfico, documental, museológico e digital. A série documental é constituída por documentação diversa produzida por Flaviano Eduardo de Sousa, Dr. Horácio de Sousa, Joaquim Lopes Navarro, António Caetano de Oliveira, família Margarido, Sílvio Oliveira de Carvalho, Grémio da Lavoura, entre os anos 1854 a 1973.
De realçar a série documental, onde consta a coleção quase completa do Jornal “A Torre”, desde a sua fundação até 1976; bem como a coleção museológica, com um conjunto de objetos relativos ao antigo Celeiro da EPAC, expostos nesse espaço que foi convertido em sala de reuniões.
O fundo digital contém igualmente documentação e imagens. Fundo com relevante interesse para a história local nos séculos XIX e XX.Santos Júnior (Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior)
O fundo é constituído por cinco séries: Bibliografia; Documentos; Imagem e Áudio; Objetos; Digital.
Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior nasceu em Barcelos, em 1901. Faleceu na Quinta da Caverneira, Maia, em 1990. Licenciado em Ciências Histórico-Naturais e Medicina e Cirurgia. Doutorado em Ciências Histórico-Naturais. Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Professor na Universidade de Luanda. O Professor Santos Júnior dedicou-se a várias áreas do saber, nomeadamente a Zoologia, Antropologia, Etnografia, Arqueologia e História. Dos seus trabalhos destacam-se as 6 missões antropológicas a Moçambique; as campanhas arqueológicas em diversos povoados de Trás-os-Montes, as campanhas ornitológicas no Douro Litoral e Trás-os-Montes, e as investigações etnográficas em Trás-os-Montes. De realçar ainda a estreita colaboração com os mais eminentes investigadores da Galiza. Colaborou em diversas publicações, sendo de realçar os Trabalhos de Antropologia e Etnologia, de que foi seu diretor durante várias décadas.
Até à data, este é o mais importante fundo do Centro de Memória, tendo já acedido a ele várias dezenas de investigadores, dada a quantidade, qualidade e diversidade de informação.Vítor Almeida
O fundo é constituído por uma máquina registadora manual que se encontrava nas instalações originais no restaurante “O Frango”, localizado na R. Tomás Ribeiro, Torre de Moncorvo.
-
B - Fundos Institucionais, Empresariais e Temáticos
Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
Este fundo reúne as coleções próprias ou incorporações antigas do Município de Torre de Moncorvo, no que concerne a objetos de cariz museológico, coleção fotográfica, bibliografia e documentação relativa a exposições e outros eventos promovidos pelo Município.
A coleção museológica, em fase de inventariação, reúne um conjunto diversificado de objetos relacionados com a atividade municipal de que se destacam a antiga arca-cofre dos pergaminhos (séc. XV-XVI), o conjunto de pesos e medidas (séc. XIX), as varas da vereação (séc. XVIII) e as faixas dos vereadores (Séc. XIX), todos em exposição nos Paços do Concelho.
A coleção fotográfica reúne um vasto conjunto de espécimes em papel, película e slides, relativo a atividades efetuadas ou promovidos pelos órgãos do município, bem como de monumentos e paisagens do concelho de Torre de Moncorvo, remontando à primeira metade do séc. XX.
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo possui igualmente uma coleção bibliográfica resultante de livros, revistas e artigos de apoio à prática administrativa dos serviços do município. Realçam-se regulamentos, posturas e títulos de ordem jurídica e relatórios e documentos de trabalho do município e do Estado, remontando à primeira metade do séc. XIX.
A documentação relativa a exposições centra-se particularmente em painéis, cartazes e material promocional desenvolvido no âmbito municipal, a partir da década de 80 do séc. XX.Jardim de Infância de Urros
O fundo é composto por documentação relativa ao jardim de infância de Urros: inscrição de alunos, correspondência, mapas de leite, legislação, projetos educativos, planos de atividades, inventário do material, cadernos de atas e livros de ponto. Contém ainda dois CD com material de entretenimento para as crianças.
Escola 1.º Ciclo de Felgueiras
O fundo é composto por bibliografia, documentação diversa e diversos objetos (principalmente brinquedos e material de aprendizagem).
Escola do 1.º Ciclo Carvalhal
O fundo é composto por bibliografia, documentação diversa e diversos objetos (principalmente brinquedos e material de aprendizagem).
Escola 1.º Ciclo de Torre de Moncorvo
O fundo é composto por bibliografia, documentação diversa e diversos objetos (principalmente brinquedos e material de aprendizagem).
Escola Horta da Vilariça
O fundo é composto por bibliografia, documentação diversa e diversos objetos (principalmente brinquedos e material de aprendizagem).
Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo
O fundo é composto por vídeo e fotografia digital de atividades realizadas ou onde o agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo teve participação.
Colégio Campos Monteiro
O fundo é composto por bibliografia (principalmente catálogos e livros escolares); documentos (livros de inscrição de alunos, livros de receita e despesa, livros de ponto, correspondência, etc.); fotografias e objetos (principalmente material didático) pertencentes ou diretamente relacionados com o Colégio Campos Monteiro. Este Colégio teve início na década de 1930, vindo a encerrar já na década de 1970. Localizava-se na Rua Visconde de Vila Maior, em Torre de Moncorvo.
Bombeiros Voluntários de Moncorvo
Fundo constituído pelo livro de atas (1932-1933) da comissão organizadora desta instituição humanitária, bem como uma coleção digital de fotografias existentes na sede da associação.
Celeiro de Torre de Moncorvo
Este fundo consta de documentação relativa ao celeiro em Torre de Moncorvo, situado junto à antiga estação de caminhos-de-ferro. Consta de um livro de atas e correspondência entre 1918 e 1919.
Sociedade Filarmónica Moncorvense
O fundo é composto por grande variedade de documentação pertencente à Sociedade Filarmónica (registo de associados, correspondência, livros de receita e despesa, e várias dezenas de pastas de partituras). É igualmente constituída por grande e valioso número de instrumentos musicais, entre outros objetos que pertenceram à Filarmónica. Contém algumas fotografias emolduradas.
Comissão de Festas de Nossa Senhora da Assunção
O fundo é composto de documentação diversa relativa às atividades da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Assunção, de Torre de Moncorvo.
União Comercial
O fundo é composto por vários objetos relacionados com a atividade efetuada por esta empresa: armazenamento, transformação e venda de amêndoa.
José dos Santos Cavalheiro Paiva
O fundo consta de diversa documentação relativa à empresa “José dos Santos Cavalheiro Paiva”, que se distinguiu no fabrico de pão e no comércio de diversos produtos agrícolas. Contém igualmente o processo de liquidação desta empresa e documentação diversa relativa ao processo de herança por morte de José dos Santos Paiva.
Casa da Avó
O fundo é composto de bibliografia, mas principalmente de documentação diversa, nomeadamente registos notariais (escrituras, contratos, certidões, processos cíveis, processos de herança, registos de nascimento) e correspondência pertencentes às famílias Seixas, Rego, Macedo e Ribeiro. Algumas das escrituras e títulos de propriedade constam deste fundo porque terão sido entregues às famílias supra citadas aquando da mudança do título de posse das respetivas propriedades.
Fundo de particular interesse para a história económica e social do concelho de Torre de Moncorvo, entre os séculos XVIII e XX.Judeus
Fundo constituído pelo Centro de Memória, de forma a recolher e salvaguardar informações relativas aos Judeus e Cristãos-Novos de Torre de Moncorvo e região envolvente.
-
C - Fundos Exclusivamente Digitais
Comissão dos Proprietários do Felgar
Fundo constituído por reprodução digital de documentação deste organismo.
Santa Casa da Misericórdia de Moncorvo
Fundo constituído por inventário bibliográfico e documental desta instituição de solidariedade social.
Composto igualmente por reprodução de fotografias de antigos membros da direção e beneméritos da instituição, bem como do antigo Hospital Rainha D. Amélia.Arminda Barros Moutinho
Fundo composto por reprodução de fotografias de família dos séculos XIX e XX, cedidas pela Dra. Arminda Maria Nunes de Barros Moutinho.
António Alberto de Carvalho e Castro
Fundo com reprodução de imagens e documentos de família, do séc. XIX e XX.
Andreia Gouveia
Fundo com reprodução de fotografias.
Álvaro Leonardo e Gabriela Serra
Fundo com reprodução de imagens, do séc. XX.
Adelaide Amaral
Fundo com reprodução de fotografias, do séc. XX.
Antero Pontes de Castro
Fundo com reprodução de fotografias.
Carmelina Lopes
Fundo com reprodução de fotografias, do séc. XX.
Maria da Conceição Madeira Ribeiro
Fundo com reprodução de fotografias, do séc. XX. Possui igualmente base de dados da genealogia de famílias moncorvenses.
Família Barreiras Andrês
Fundo com documentação e fotografias de família, sécs. XIX e XX.
Elisete Sousa
Fundo com reprodução de fotografias, do séc. XX.
Maria Beatriz Francisco
Fundo com documentação e fotografias de família, sécs. XIX e XX.
Maria Barroca Gil Lopes
Fundo com reprodução de fotografias, do séc. XX.
Olinda Catarino
Fundo com fotografias de família, sécs. XIX e XX.
Rui Leonardo
Fundo com reprodução de documentação diversa e fotografias, sécs. XVIII e XX.
Tânia Amaral
Fundo com reprodução de fotografias antigas.
Visconde de Vila Maior
Fundo com reprodução de documentação diversa e fotografias, sécs. XVIII e XX.