-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Felgueiras
Felgueiras








História
Plenamente enquadrada pela Serra do Roboredo, a aldeia de Felgueiras, com 291 habitantes, é povoada desde a Idade do Ferro. A exploração e transformação do ferro que abunda neste local, poderá remontar ao período romano, tendo grande relevância no decurso dos tempos medievais. Felgueiras além de terra de ferreiros é também terra de moleiros, já que a ribeira de Santa Marinha que atravessa a aldeia possuía vários moinhos, fornecendo o pão para a vila e outras aldeias do concelho. Esta povoação encontra-se ligada à indústria da cera, que se desenvolveu sobretudo a partir dos meados do século XIX. Os traços fisionómicos das gentes de Felgueiras, aliados ao seu espírito empreendedor evidenciado sobretudo na figura do cereeiro, demonstram-nos a presença de judeus nesta povoação, em tempos passados. É natural desta freguesia o famoso químico Tomé Rodrigues Sobral, que aqui nasceu em 1759, sendo Professor da Universidade de Coimbra. Adquiriu particular destaque na defesa de Coimbra, no decurso das Invasões Francesas.
Distância Torre de Moncorvo
12 km
Património Arquitetónico
Em Felgueiras, a Igreja Matriz de São João Batista é uma construção já do séc. XX, aproveitando elementos do anterior templo quinhentista. De realçar ainda a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, onde no Sábado da Pascoela se desfaz o folar; a capela do Divino Espírito Santo e a da Santa Eufémia. Destaque também para os conjuntos rurais das Quintas de Felgueiras, Granja e Corisco.
Património Arqueológico
O Lagar Comunitário da Cera, em Felgueiras, é dedicado ao fabrico de velas sendo o único no país de prensa e vara, em funcionamento. Edifício simples de caraterísticas rurais tradicionais possui elevado valor etnográfico e patrimonial pela sua raridade. É de mencionar ainda os vestígios da transformação do ferro, nomeadamente o Escouradal, em plena aldeia, e outro escorial junto à Ribeira de Santa Marinha.
Tradições e Artesanato
Trabalhos em cera, ferrador, rendas.
Festas e Romarias
Santa Eufémia - Primeiro fim-de-semana de Setembro
Pascoela – Sábado a seguir ao Domingo de Páscoa
S. Sebastião – dia 20 Janeiro
Orago
S. João Batista
Gastronomia
Fumeiro, queijo de ovelha e cabra.
Atividades Económicas
Agricultura (olivicultura, amendoal e vinha) e pastorícia.
Associativismo
Grupo Desportivo e Recreativo de Felgueiras