-
Início
-
Visitar
-
O que Visitar
-
Património
- Arquitetónico
Arquitetónico
Toda a região do Douro é recheada de vasto e diversificado património arquitetónico. Mundialmente conhecido pelo cultivo da Vinha, é de igual modo conhecido por ser uma região única no mundo dotada de vestígios materiais, legados de grande magnitude desde igrejas, capelas, pontes, santuários, castelos, solares, entre outros, que não assistiram à demolição das Grandes Guerras Mundiais como aconteceu em outros países.
Os Homens, tal como as suas comunidades, carregam os três tempos: Passado, Presente e Futuro para saberem quem são, para terem consciência da sua essência e delinearem o seu futuro. Neste exercício individual e coletivo traçam homens e Concelhos a sua Trajetória, sendo a conservação do Património Arquitetónico o motivo de cristalização da história das comunidades e memória coletiva que acrescentam ao nosso tempo riqueza, diversidade e grande identidade.
Neste contexto, registamos com orgulho, a diversidade do património arquitetónico do concelho de Torre de Moncorvo que ao atravessar vários períodos da história da arte, é por isso, ímpar e incontornável na sua beleza e valor cultural.
A familiarização do visitante com o centro histórico será o ponto de partida para receber as primeiras impressões da magnitude do seu património cultural edificado dividido em prestigiosos monumentos: castelo, igrejas, capelas, classificados como Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Público.
Identificámos as fontes e chafarizes, aludimos à extensa panóplia da malha artística relativa à pintura mural, estudámos os brasões, pedras de armas e outras representações heráldicas e preservámos pelourinhos. Estes, e muitos outros exemplos do nosso património formam um foco de atração cultural incrível, podendo ser melhor assimilados e compreendidos através dos nossos passeios urbanos orientados que lhe abrirão as portas do conhecimento para o vasto património arquitetónico que aqui desejamos renascer através de si.