Outras Atividades
- Oferta do Inglês no Pré-escolar
Considerando que a língua inglesa é atualmente a língua de comunicação internacional e que as crianças que iniciam mais cedo a sua aprendizagem têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues, o Município de Torre de Moncorvo proporciona aos alunos de 4 e 5 anos dos jardins de infância do concelho uma hora semanal de ensino do inglês.
O ensino do inglês no pré-escolar assenta no domínio oral, de forma a despertar os sentidos de compreensão e expressão dos educandos. Pretende-se com a iniciativa que que a criança esteja à vontade, que crie gosto pela língua inglesa, desenvolvendo paralelamente uma educação para a comunicação.
- Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Teve início em outubro de 2018, no Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, o projeto integrado e inovador de combate ao insucesso escolar e seus projetos de Torre de Moncorvo.
O programa que se vai desenrolar durante três anos prevê quatro ações como a criação de uma equipa multidisciplinar; aquisição de equipamentos; organização de encontros, seminários workshops, trabalho em rede e ações de divulgação; aquisição de equipamento móvel.
Os alunos, encarregados de educação, pais e famílias passam a dispor do apoio de uma equipa constituída por dois psicólogos, um terapeuta da fala, um técnico de informática, um técnico de inovação e empreendedorismo, um animador sociocultural e um técnico de ciências experimentais. O projeto conta ainda com uma viatura destinada a levar a escola ao ambiente familiar, novos equipamentos para a criação da sala de aula do futuro e um conjunto de eventos práticos e teóricos que promovam o desenvolvimento das competências e saberes necessários dos vários agentes da comunidade educativa.
Com o presente projeto pretende-se contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, combatendo o insucesso escolar, reforçando a equidade no acesso à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário e melhorando a qualidade e a pertinência das aprendizagens e das competências adquiridas e contribuir para a prossecução das prioridades e medidas de política educativa.