-
Início
-
Visitar
-
Percursos Pedestres
- Rota dos Moinhos
Rota dos Moinhos

Descrição do Percurso:
Desenvolve-se ao longo de caminhos de pé posto, antigamente utilizados pelos moleiros entre os moinhos e pelos pastores e população local para as hortas situadas junto da ribeira. Destaque para os vários moinhos de água e infraestruturas de apoio ainda existentes, várias espécies vegetais como amieiros, freixos, choupos e salgueiros e várias espécies animais como melros, guarda-rios, genetas, texugos e corsos.
Pontos de Interesse:
- Fonte da Saúde - fonte constituída em 1956 para servir a população do antigo povoado do Malhão, assim como a população de Martim Tirado.
- “Eiras das Vacas” – antigo povoado, do qual se vislumbram apenas as ruínas, onde habitavam famílias que se dedicavam à agricultura de subsistência.
- Moinhos de água – no decorrer do percurso podem-se observar vários moinhos de água existentes na Ribeira de Freixo, onde os moleiros vinham moer o pão.
- Palão – formação geológica em forma de pala que servia de abrigo aos pastores e rebanhos, assim como local de repouso para machos e burros dos agricultores quando se deslocavam para suas hortas.
- Quedas de água ou “Feixos” – estruturas, formadas por grandes muros de pedras colocadas no leito do curso de água, com o objetivo de subir o nível deste, para obterem maior declive e diminuir a extensão da levada da água até ao moinho.
- Mina da Galena – antiga mina de galena, mineral constituinte do chumbo. Esteve em exploração durante a 2ª Guerra Mundial, entrando depois em declínio.
- Fonte dos Moleiros – pequena fonte, constituída apenas por um canal, formada com telha mourisca. Local de paragem dos moleiros no caminho para os moinhos.
- Curral das Cabras – miradouro, que devido às características geomorfológicas, apresenta uma perspetiva privilegiada de parte do vale da Ribeira de Freixo.
- Fraga Amarela – enorme rochedo coberto de líquenes de coloração amarela.
- Gravuras – junto aos moinhos encontram-se várias gravuras, desenhadas nas rochas, possivelmente desenhadas pelos moleiros em períodos de tempo livre, enquanto esperavam pela moagem do cereal.
- Fonte do Grixo – fonte de mergulho onde bebiam os machos e os burros e onde a população do Pulpado se abastecia de água. O seu nome vem do facto da água nascer numa fenda de xisto, também denominado de grixo.
- “Pulpado” – pequeno povoado existente até ao final dos anos 70, onde viviam famílias numerosas que sobreviviam das atividades agrícolas de subsistência.
Este percurso pedestre é mais uma aposta do Município de Torre de Moncorvo no turismo de natureza aliado à promoção do património cultural e natural da freguesia de Carviçais e do concelho de Torre de Moncorvo.
Caraterísticas:
Localização: Martim Tirado / Carviçais, Torre de Moncorvo
Extensão: 10 Km
Duração média a pé: 03h30
Dificuldade: Média
Tipo Percurso: Circular
Âmbito: Desportivo, Cultural e ambiental
Época Aconselhada: Primavera e Outono
Documentos: