Município de Torre de Moncorvo termina requalificação de infraestruturas de saneamento e águas residuais

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a investir cerca de 849 060,00€ para acabar de requalificar e construir Unidades de Tratamento de Águas Residuais do concelho, nomeadamente nas aldeias de Adeganha, Lousa, Cabeça Boa, Cabeça de Mouro e Cabanas de Baixo.
Este investimento resulta de uma candidatura submetida e aprovada pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), financiada em 85%.
Os projetos aprovados preveem a construção de estações de tratamento de água residuais na Lousa, na Adeganha e Cabanas de Baixo sendo nesta última também implementada uma estação elevatória na Foz do Sabor. Serão ainda remodelados os sistemas de águas residuais de Cabeça de Mouro e Cabeça Boa.
Um dos projetos mais importantes é a criação de uma etar nas Cabanas de Baixo e implementação de uma estação elevatória na Foz do Sabor porque vai permitir eliminar o sistema de tratamento da Foz do Sabor que atualmente se encontra a montante da zona de lazer, desde sempre utilizada por banhistas, melhorando a qualidade da água e a segurança dos utilizadores.
Numa primeira fase foram investidos mais de 1 milhão de euros e requalificadas as unidades de Moncorvo (Felgar, Souto da Velha, Larinho e Moncorvo), Açoreira, Horta da Vilariça, Maçores, Vide, Cardanha, Estevais, Nozelos, Junqueira, Peredo dos Castelhanos e Urros.
Com esta segunda fase de projetos, o Município de Torre de Moncorvo termina a requalificação de todos os órgãos de tratamento de águas residuais do concelho.