-
Início
-
Visitar
-
O que Visitar
-
Museus
- Museu do Ferro
Museu do Ferro


Introdução
O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (MFRM) é uma instituição museológica e cultural destinada a promover o conhecimento e a divulgação do património arqueológico e industrial do território, dos povoados e das comunidades que se formaram nas cercanias da serra do Reboredo e do Vale da Vilariça, com particular destaque para as atividades relacionadas com a exploração do Ferro.
Missão
O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo tem como missão estudar e preservar o património arqueológico e industrial do território, e, através dele, promover a sua divulgação, privilegiando um conjunto de atividades de cariz pedagógico, com a finalidade de desenvolver em toda a comunidade local e aqueles que o visitam, uma consciência que valorize a história local.
Objetivos
São objetivos do Museu:
- Estudar, preservar e divulgar o património arqueológico e industrial do território em todas as suas manifestações;
- Manter sob guarda o espólio arqueológico e industrial;
- Orientar as populações mais jovens para a valorização e fruição dos espaços museológicos, promovendo uma reflexão crítica sobre a importância da salvaguarda do património;
- Implementar uma rede de interação com diversas instituições, públicas e privadas;
- Estabelecer uma política de aquisição de espólios/acervos a partir de pesquisa, compra e incentivo às doações e empréstimos, junto a museus de temática similar, particulares e outros;
- Promover ações de reconhecimento, valorização e preservação do património arqueológico e industrial, material e imaterial, em instituições e comunidades;
- Incentivar a participação de instituições educativas e culturais, em projetos de tradição oral, publicações e pesquisas, a partir das suas histórias e raízes, estimulando a preservação das memórias e a continuidade das suas atividades, nos projetos do MFRM;
- Afirmar o MFRM como um atrativo nos roteiros de visitação turística e de lazer, conectando as atividades com outras desenvolvidas pelas instituições escolares, sociais e culturais locais;
- Incentivar a criação e produção de publicações e materiais didáticos para divulgação do espólio e atividades do MFRM e para formação e consciencialização das novas gerações.
Espaços
O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo encontra-se instalado no solar do Barão de Palme, séc. XVIII, no Largo Balbino Rego, em Torre de Moncorvo. Trata-se de um edifício de traça simples, com escadaria exterior e varanda de alpendre. O Museu dispõe dos seguintes espaços: edifício principal, jardim anexo, auditório e área para reserva e depósito. No 1.o andar do edifício do museu, a que se acede por uma escadaria exterior, encontra-se o posto de receção que orienta o visitante para uma área de acolhimento denominada Oficina do Conhecimento. Aqui se indicam, em imagens-satélite, os dois principais acidentes geomorfológicos que influenciaram a história económica da região: o vale da Vilariça, particularmente fértil, e a serra do Roboredo, onde jazem mais de 670 milhões de toneladas de minérios de ferro (hematite e magnetite). O vale da Vilariça corresponde a uma falha tectónica irrigada pela ribeira do mesmo nome, que aqui se encontra com o rio Sabor, e este com o Douro, propiciando a ocupação humana desde remotas eras. Como prova disso, nesta sala é exibida uma estela-menir antropomórfica do período calcolítico (Idade do Cobre), com cerca de 1,57 m. Ainda neste espaço, podem-se ver outros aspetos do património da região, através de uma projeção audiovisual, ou, em alternativa, documentários breves, além de um filme da década de 50 do século passado, sobre o trabalho nas minas de Moncorvo. Ao lado da Oficina do Conhecimento está a sala destinada à arqueologia e história da região, mas que presentemente é utilizada para exposições temporárias.
Em outra ala do 1º andar encontra-se a sala do ferro, organizada em cinco temas:
- Forjas, ferreiros e ferrarias, em que se faz uma abordagem do ciclo do ferro na pré-indústria (mineração, metalurgia e trabalho da forja), onde se pode visualizar objetos e ferramentas relacionados com a atividade do ferro, desde escórias a produtos dos ferreiros, um fole e outros utensílios da forja.
- Geologia e minas, com uma pequena coleção geológica, reprodução de fotos e documentos.
- Origens da indústria do ferro, com diagrama da evolução dos fornos de fundição e destaque para materiais da época romana recolhidos na década de 50 na mina da Carvalhosa e em 1983 no escorial de Vale dos Ferreiros.
- Impacto da Revolução Industrial em Portugal, com referência à experiência proto industrial de Chapa-Cunha (Mós, Torre de Moncorvo), onde funcionou uma forja de tipo catalã, até às chamadas “fundições secundárias” dos séculos XIX e XX.
- História mineira da Ferrominas, a empresa mineira que de 1951 aos anos 80 se dedicou à extração e exportação do minério de Moncorvo.
Ainda no 1.o andar, está a pequena sala do Centro de Documentação, onde se guardam plantas, documentos diversos e livros especializados. No rés-do-chão encontram-se as reservas, contendo material arqueológico e objetos metálicos, procedentes de prospeções e escavações realizadas no concelho de Torre de Moncorvo. A partir do rés-do-chão pode-se aceder às traseiras do museu, onde se estende, por vários socalcos, um belo jardim, povoado de árvores e plantas da região. Ao fundo do jardim, um amplo auditório de planta semicircular, onde se realizam inúmeros eventos, de acordo com a programação cultural do museu: exposições de pintura, de fotografia, palestras, etc.
Fundos e Coleções
O Museu apresenta uma vasta coleção de materiais provenientes do antigo Museu do Ferro criado pela empresa Ferrominas, EP., onde se podem observar vários equipamentos usados nas minas, no século XX, incluindo peças de laboratório. Na coleção IPPAR – COAI destacam-se alguns objetos da arqueologia Industrial Portuguesa que se encontram em depósito mediante protocolo. O núcleo de arqueologia é composto por algumas estelas funerárias romanas, diversas pedras decoradas da época medieval, milhares de fragmentos de cerâmica, ossos (essencialmente de animais) e objetos metálicos, procedentes de prospeções e escavações realizadas no concelho de Torre de Moncorvo, desde os inícios da década de 80. A coleção de geologia destaca-se pelas várias amostras de rochas e minerais. A coleção de etnografia é composta por objetos provenientes de antigas forjas, (ferraduras, relhas, etc.) e alfaias agrícolas. O Centro de Documentação é composto por vários fundos documentais, fotográficos e bibliográficos, realçando-se o fundo Engª Monteiro de Barros.
(MFRM/N. Campos)
Serviços
Exposições e Eventos Temporários
Este organismo desenvolve periodicamente exposições e outros eventos de caráter temporário, como encontros, apresentações de publicações, colaborando por vezes outras instituições e organismos.
Visitas e Serviços Educativos
A marcação de visitas de grupos deverá ser realizada com antecedência mínima de 10 dias úteis, através dos contactos aqui disponibilizados.
Contactos
Morada: Museu do Ferro & da Região de Moncorvo
Largo Dr. Balbino Rego
5160-241 Torre de Moncorvo
Coordenadas GPS: 41.173461, -7.053288
Telefone: 279 252 724
E-mail: museu-ferro@hotmail.com
Horário:
Inverno: Terça-feira - 14h00 às 17h30
Quarta-feira a Domingo - 09h30 às 12h30 | 14h00 às 17h30
Verão: Terça-feria - 14h00 às 18h00
Quarta-feira a Domingo - 10h00 às 12h30 | 14h00 às 18h00