-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Torre de Moncorvo
Torre de Moncorvo






História
A freguesia de Torre de Moncorvo tem uma área de 35,88 km², com 2891 residentes. Vila e sede de concelho situa-se no sopé da Serra do Roboredo, a cerca de 400 metros de altitude, entre os rios Douro e Sabor. A primeira vez que se referencia "Turre de Menendo Curvo" é nas inquirições de D. Afonso III. Segundo o Abade Baçal "Mem", "Mendo" ou "Menendo Corvo"; eram nomes comuns na idade média que evoluíram para "Mencorvo" ao que se seguiu Moncorvo, já no séc. XVIII. Torre de Moncorvo inicialmente foi uma povoação integrada no concelho de Santa Cruz da Vilariça até que D. Dinis lhe concede carta de foral em 12 de abril de 1285. Posteriormente, vê-lhe outorgados outros privilégios como a construção de castelo e muralhas e de uma feira anual. A 4 de maio de 1512, o foral foi renovado por D. Manuel I. Possui um passado riquíssimo em história onde as pedras falam do passado glorioso dos seus habitantes.
Património Arquitetónico
A Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção de Torre de Moncorvo de estilo renascentista começou a ser construída na primeira metade do séc. XVI e demorou cerca de 100 anos a ser terminada. Foi classificada como monumento nacional em 1910. Na fachada principal destaca-se a torre e o belo pórtico de estilo renascentista. No interior ostenta um grandioso retábulo setecentista e uma das mais notáveis obras de arte o tríptico de Sant'ana, de origem flamenga. Merecem menção especial a Igreja da Misericórdia, capela de Nossa Senhora dos Remédios, capela do Sagrado Coração de Jesus, a capela de S. António, a capela de Nossa Senhora dos Prazeres e o Pelourinho de Torre de Moncorvo todos classificados como imóveis de interesse público. São igualmente relevantes outros monumentos no perímetro urbano da vila: capela do Espirito Santo, capela de Nossa Senhora da Esperança, Chafariz Filipino, Chafariz de Santo António, Chafariz das Aveleiras, Fonte de Santiago, Chafariz das Aveleiras, Fonte de Carvalho, Solar dos Pimenteis, Solar dos Tenreiros, Solar do Barão de Palme, Biblioteca Municipal, Solar dos Guerras, Solar de Santo António, Solar dos Gouveia de Vasconcelos, casa da Avó, Antigo Hospital D. Amélia, casa Leopoldo Henriques, casa da Roda, casa de Violante Gomes (a Pelicana).
Património Arqueológico
A freguesia de Torre de Moncorvo possui diversos pontos de interesse arqueológico. Em primeiro lugar é de referir os vestígios do castelo, cuja construção remonta ao reinado de D. Dinis, estando classificado como Imóvel de Interesse Público. São ainda relevantes, o sítio Arqueológico da Alfarela, com ocupação desde a pré-recente (Imóvel de Interesse Público); o Cabeço dos Apostolónios, povoado da pré-história-recente; gravuras rupestres pré-históricas de Vale de Seixo e do Rego da Lousa; povoado romano na Quinta das Casas Queimadas; e as ruínas da capela medieval de Santa Clara.
Património Natural
O Património Natural da freguesia de Torre de Moncorvo é muito diversificado, podendo disfrutar dos rios Sabor e Douro, bem como da Serra do Roboredo. Não deixe de visitar os miradouros da Fraga do Facho e de Santa Leocádia; e de percorrer os vários trilhos da Serra.
Tradições e Artesanato
Amêndoas Cobertas, Artesanato Urbano Cordoaria, Dança das fitas e dança dos pretos.
Festas e Romarias
Nossa Senhora da Assunção (13 a 15 Agosto)
São José - Feriado Municipal (19 Março)
Divino Santo Cristo (último fim-de-semana de Maio)
Mártir S. Sebastião (3º Domingo de Janeiro)
Senhora da Esperança – Fim-de-semana a seguir à páscoa
Santa Leucádia – 10 Junho
Nª Srª Fátima – 12 Maio – Procissão das velas
Festividades da Amendoeira em Flor (Março)
Feira Medieval (Abril)
Festividades da Semana Santa (Páscoa)
Festival das Migas e Peixe do Rio (Julho)
Vinho Sabor Douro (Setembro)
Festas da Boa Nova (Dezembro)
Orago
Nossa Senhora da Assunção
Gastronomia
Amêndoas cobertas, bolinhos de amêndoa, cavacas, súplicas, económicos, enchidos e folares.
Atividades Económicas
Comércio e serviços, indústria e agricultura (olival, vinha e amendoal).
Associativismo
Associação Cultural de Torre de Moncorvo; Amendoacoop; Associação de Agricultores; Associação de Comerciantes; Associação de Municípios do Douro Superior; Associação de Municípios do Baixo Sabor; Douro Superior Associação de Desenvolvimento; Clube de Caça e Pesca de Moncorvo; CAPATMAD; Sporting Clube de Moncorvo; Associação Cultural e Recreativa do Santo Cristo; Associação de Jovens Universitários de Torre de Moncorvo; Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo; Grupo Alma de Ferro Teatro; Associação dos Antigos Alunos e Amigos do ex-Colégio Campos Monteiro