Mós








História
A freguesia de Mós está a cerca de 600 metros de altura, tem 246 habitantes numa área de 58,69 km² , situada entre a ribeira de Mós e de Santa Marinha. Encontra-se rodeada de várias elevações como o Monte da Forca Velha, o da Lagareira, dos Lagarinhos e da Forca Nova. Antiga Vila Medieval recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1162. Teve um castelo, de que restam muralhas da pequena cerca que possuía. De planta ovalada e porta aberta a sul foi importante sentinela das terras raianas. Em 1836, o concelho de Mós foi extinto e anexado ao de Torre de Moncorvo. Além da aldeia, a freguesia possuiu diversos núcleos populacionais de que somente resta habitada a Quinta das Centeeiras.
Distância Torre de Moncorvo
16 Km
Património Arquitetónico
Dada a singularidade desta povoação ter sido sede de concelho, possui um grande conjunto de património arquitetónico de que cumpre destacar a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Fonte românica, a Casa da Câmara e Cadeia, as capelas de Santa Bárbara, Santo Cristo, de Santo António, os cruzeiros, as construções tradicionais em xisto, o moinho da Capa Longa, o Forno Público e a Forca, entre outros conjuntos rurais dispersos pela freguesia de grande interesse etnográfico.
Património Arqueológico
O Castelo Medieval de Mós é um Imóvel de Interesse Público do qual se conservam panos de muralha da pequena cerca que possuía. Implementado num cabeço pouco elevado, constituído por uma pequena cerca de planta ovalada.
A Calçada Medieval de Mós é um caminho serpenteante de cerca de 700 metros, aberto nos sopés de montes, usando o próprio relevo que em tempos passados fazia a ligação de Mós a Freixo de Espada à Cinta. Destaque também para o caminho velho da Marialva que acompanha a Ribeira do Mosteiro e que ligava Mós a Barca de Alva.
A Ferraria da Chapa Cunha, situada junto da margem esquerda da ribeira de Mós, foi construída entre os finais do século XVIII, sendo utilizada como fábrica de produção de ferro.
Património Natural
No santuário de Santa Bárbara é possível observar uma paisagem maravilhosa com uma imensidão de montanhas entrelaçadas umas nas outras. A ribeira de Mós é um autêntico santuário natural, que não deixa ninguém indiferente.
Tradições e Artesanato
Colchas de renda
Festas e Romarias
Santa Bárbara - Último fim-de-semana de Agosto
Festa das Chouriças – Fevereiro
Segunda edição da “Rota Ribeira de Mós” (todo terreno) – Março
Passeio anual do Lar Idosos da Associação Bem-fazer de Mós – Maio
Festa dos Santos Populares - Junho
Orago
Nossa Senhora da Encarnação
Gastronomia
Fumeiro, bolo moreno.
Atividades Económicas
Agricultura (amendoal, olivicultura) e pastorícia
Associativismo
Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Mós; Associação de Bem-fazer de Mós; Associação de Caçadores de Mós.