-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Lousa
Lousa






História
A Lousa, situa-se num extenso planalto, a 800 metros de altitude, a ocidente do concelho na margem direita do Rio Douro, delimitando para poente o concelho de Moncorvo com o de Carrazeda de Ansiães. Integrada na Região Demarcada do Douro e parcialmente na área classificada como Património da Humanidade, tem atualmente 358 habitantes, num termo vastíssimo com 34,97 Km². Possui dois microclimas distintos, a zona montanhosa é identificada com Trás-os-Montes onde abunda o granito, o frio e a neve no Inverno, e junto ao Rio Douro identifica-se com o Alto Douro Vinhateiro, onde o xisto é marcante e as produções abundam em azeite, vinho generoso e amêndoa.
Pertenceu ao concelho de Vilarinho da Castanheira até 1853, data em que a Lousa foi integrada no concelho de Torre de Moncorvo.
Distância Torre de Moncorvo
23 Km
Património Arquitetónico
Dada a antiguidade desta povoação, encontram-se aqui vários pontos de interesse arquitetónico: a Igreja Matriz de São Lourenço; as capelas de Santo António, de Santa Bárbara, de S. Sebastião, de Nossa Senhora do Amparo, do Divino Espirito Santo e de Nossa Senhora da Consolação; o cruzeiro, localizado à entrada da aldeia, com jardim e escadaria em granito; as fontes do Reboleiro, do Corisco, do Vale da Jandeira; os fornos de cozer o pão; os lagares de azeite e de vinho; e não menos importante o conjunto dos moinhos de vento.
O conjunto urbano é igualmente de assinalável interesse com várias habitações típicas da arquitetura rural.
Património Arqueológico
Esta freguesia possui diversos pontos de interesse arqueológico: o Castelejo, povoado pré-histórico com ocupação posterior; vários locais com vestígios de romanização como a Parada e Garcia. De referir vários achados pré-históricos, sendo de realçar a existência de monumentos megalíticos nas freguesias vizinhas de Castedo e Vilarinho da Castanheira.
No final da idade média é fundado o Convento da Santíssima Trindade de que hoje restam apenas as ruínas como partes da cerca do convento e pedras lavradas da capela.
A poente da aldeia existem duas grutas de possível interesse arqueológico, uma situada na Carrasqueira e outra no Poio, esta última é uma rocha enorme que alberga uma caverna de grande dimensão.
Encontram-se vestígios de exploração de volfrâmio entre outros metais.
Património Natural
Desfrute da paisagem proporcionada pelo miradouro de Santa Bárbara.
Tradições e Artesanato
Cestaria de talas e bordados
Festas e Romarias
Nossa Senhora dos Remédios - No 2º fim-de-semana de Agosto
Santa Bárbara - último Domingo de Julho
Festa do Divino Espirito Santo – 7 semanas a seguir à Páscoa
S. Lourenço – dia 10 de Agosto
Orago
S. Lourenço
Gastronomia
Casulas com batata, pé e orelha de porco, enchidos, toucinho com batata a murro e rojões, bacalhau com batatas e couve troncha, barbos assados com molho.
Atividades Económicas
Agricultura (vitivinicultura, amendoal, olivicultura) e pastorícia.
Associativismo
Associação Cultural e Recreativa da Lousa; Grupo Desportivo Lousense; Clube de Caça e Pesca da Lousa
Vídeo Promocional