-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Felgar
Felgar












História
Situada entre a face norte da Serra do Roboredo e o vale do Sabor, o Felgar, com 954 habitantes, estende-se por uma encosta soalheira junto do Cabeço da Mua com vistas sobre montanhas e vales. No sítio de Silhades, junto ao Rio Sabor, existiu uma povoação com origem na alta idade Média, atualmente submersa pela albufeira da barragem do Baixo Sabor. Rica em tradições, costumes e artesanato é uma das maiores aldeias do sul do distrito de Bragança.
Distância Torre de Moncorvo
12 km
Património Arquitetónico
A Igreja Matriz do Felgar impõe-se pela sobriedade e elegância barroca. Construída em granito possui uma frontaria aprazível, adro e largo circundante. Merece também uma visita a capela de Santa Bárbara, construída no século XVIII sobre um monte de escórias de fundição de ferro, elevada em mais de dois metros, que relembra atividade mineira aí desenvolvida. Importância acrescida na povoação tem o Santuário de Nossa Senhora do Amparo, deve-se igualmente referir as capelas de Nª Sª da Conceição, do Espírito Santo, da Santa Cruz, de S. Lourenço, Fonte Nogueira, Fonte do Vale, Fonte Maria Miga e Chafariz situado no cimo do lugar, a fábrica dos cobertores, os moinhos, entre outras casas imponentes no perímetro urbano, como a Casa de Santa Cruz ou a Casa do Comendador. Destaque ainda para a última forja existente na aldeia, onde há bem pouco tempo ainda era trabalhado o ferro.
Património Arqueológico
A antiga freguesia do Felgar é bastante rica no que toca ao património arqueológico. Salienta-se o complexo arqueológico de Silhades e do Castelinho, com ocupação desde a Idade do Ferro; os povoados romanos da Eira de Santiago; o Castelo Guerreiro, o Castelo dos Mouros junto ao Cabeço da Mua, os escoriais de Santa Bárbara de Lamelas ou a gravura paleolítica do Ribeiro da Sardinha.
Património Natural
Na freguesia de Felgar é de realçar as paisagens magníficas que se vislumbram a partir do Cabeço da Mua, sendo igualmente belas as paisagens sobre o vale do Sabor ou o percurso pelo ribeiro dos Moinhos.
Tradições e Artesanato
Olaria, tecelagem, mantas de trapos e trabalhos em ferro.
Festas e Romarias
Nossa Senhora do Amparo - penúltimo fim-de-semana de Agosto
S. Miguel - Último fim-de-semana de Setembro
Nossa Senhora da Conceição - 8 de Dezembro
Orago
São Miguel
Gastronomia
Fumeiro, vinho, queijo de cabra e de ovelha.
Atividades Económicas
Agricultura, pecuária, pastorícia, comércio.
Associativismo
União Desportiva do Felgar, Sociedade Filarmónica Felgarense, Associação de Mordomia de Nossa Senhora do Amparo, Associação Sociocultural e Recreativa do Felgar, Motoclube "Os Pucareiros".