-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Carviçais
Carviçais






História
Carviçais é uma das freguesias com mais habitantes do concelho, 756 habitantes numa área de 68,19 Km². Possui feira mensal que se
realiza no dia 24 de cada mês. Possivelmente a primeira povoação a existir neste local teve início nas ruínas de S. Cristóvão, na época medieval. Carviçais era um lugar da vila de Mós, até que no reinado D. Sancho I passa a freguesia. Em 1760 sofre um ataque dos castelhanos que incendiaram e destruíram a aldeia. Tal como Mós, em 1836 é integrada no concelho de Torre de Moncorvo.
Além da aldeia, possui diversos núcleos populacionais de que restam habitados: a Macieirinha, Martim Tirado, Estrada, Pereiras, Peladinhas
e Nogueirinha.
Distância Torre de Moncorvo
17 Km
Património Arquitetónico
A capela de Santo Cristo evidencia-se entre o património arquitetónico da freguesia, particularmente, pela cobertura interior em abóbada apainelada e pintada com cenas da vida de Cristo. Merece igualmente referência, o imponente templo que é a Igreja Matriz, a capela de
Santa Barbara, a capela dos Anjos, a capela do Divino Espirito Santo, a capela de S. Pedro, o Cruzeiro, o Chafariz da Praça, a Fonte do Mondego, a Fonte do Gil e o Forno Público. São igualmente muito interessantes os vários conjuntos populacionais– as quintas - dispersos por toda a freguesia como é o caso de Alexandre Baldo, Portela, Solveira, do Canto, Martim Tirado, Malhão e Púlpado.
Património Arqueológico
O património arqueológico da freguesia é assinalável, graças em parte às descobertas efetuadas no séc. XIX pelo Abade José Augusto Tavares. Foram aqui encontradas diversas esculturas zoomórficas – berrões, epígrafes romanas, machados polidos entre outros objetos de interesse. É importante referir vários povoados como o castro da Cigadonha, S Cristóvão, o habitat romanizado de "Olival do Larinho", escoriais de Vale de Ferreiros, Santa Bárbara e S. Pedro.
Património Natural
No aro desta freguesia pode apreciar belas paisagens quer na rota da Cigadonha, como na da Fonte do Gil. Não deixe de visitar igualmente a Barragem de Vale Ferreiros, onde se encontram interessantes espécimes de fauna e flora.
Tradições e Artesanato
Cestaria, alfaiataria, ferraria, rendas e bordados.
Festas e Romarias
Carviçais – Santa Barbara – 2º fim-de-semana Junho
Mártir S. Sebastião – 1º fim-de-semana de Agosto
Nª Srª dos Remédios - final de Setembro
Festival Carviçais Rock em Julho
Orago
Nossa Senhora da Assunção
Gastronomia
Fumeiro, pão, posta à mirandesa, cabrito assado, económicos, arroz doce e pão-de-ló.
Atividades Económicas
Agricultura, pecuária, indústria hoteleira, comércio e serviços.
Associativismo
Clube Académico de Carviçais, Banda Filarmónica de Carviçais, Centro Paroquial e Social de Carviçais, Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Carviçais, Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Macieirinha.