-
Início
-
Município
-
Concelho
-
Localidades
- Açoreira
Açoreira




História
A freguesia de Açoreira, com 524 habitantes, é composta de duas localidades: Açoreira e Sequeiros.
A aldeia de Açoreira encontra-se a meia encosta da Serra do Roboredo.
O solo é muito acidentado onde o xisto predomina. A origem do nome de Açoreira não se encontra devidamente explicado, havendo teses diversas que relacionam o topónimo com o revestimento primitivo da povoação, ou os que se baseiam na existência de açores (aves) nesta região. É certo, que a ocupação humana remonta, pelo menos ao período Romano.
Distância Torre de Moncorvo
8km
Património Arquitetónico
Entre o património religioso existente, é de referir a Igreja Matriz, dedicada a S. João Evangelista, como também as capelas de Santa Marinha (com pinturas murais do séc. XV-XVI); Santa Bárbara e do Divino Espírito Santo.
O conjunto rural de Açoreira é muito interessante, com construções totalmente em xisto. Podem-se observar algumas inscrições com motivos religiosos em diversas habitações.
É ainda de referir a Quinta do Campo de Almaçais, lugar referido já desde a Idade Média, onde se localizava a barca de passagem entre o concelho de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
Património Arqueológico
Vestígios da época romana são encontrados nos lugares de Barrais e Canelas. No primeiro existe um habitat romanizado com ocupação medieval, onde se encontram escórias de ferro e um penedo granítico com uma pequena esfoliação natural. Em Canelas, situado na encosta sul da Serra do Reboredo foi encontrado um pequeno bezerro em selenite (pedra de talco), a que se dá o nome de " Berroazinha da Açoreira", atualmente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. À superfície apenas são visíveis fragmentos de escórias de ferro.
Património Natural
Os recursos aquícolas são a grande riqueza natural desta freguesia. A freguesia encontra-se delimitada a sul pelo rio Douro. É igualmente de mencionar a ribeira da Gricha, ribeiro do Coelhinho, ribeira da Pia, Fonte das Pingas, ribeiro Quebrado, e ainda, de grande importância a "Ribeira", que é o maior curso de água e nela fluem as outras ribeiras existentes.
Tradições e Artesanato
Rendas, tecelagem e calçado
Festas e Romarias
Santa Marinha - Segunda-feira de Pascoela
Mártir S. Sebastião - 1º fim-de-semana de Agosto
S. João Evangelista - 27 de Dezembro
Orago
S. João Evangelista
Gastronomia
Fumeiro, canelões, vinhos do porto e de mesa
Atividades Económicas
Agricultura (olivicultura, vinicultura), apicultura, pastorícia e construção civil
Associativismo
Associação Recreativa e Cultural da Açoreira.