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Única aldeia piscatória de Trás-os-Montes recebeu 2º Festival das Migas e do Peixe do Rio
De 19 a 22 de Julho decorreu a segunda edi¼Ø¼Üo do Festival das Migas e do Peixe do Rio, na Praia Fluvial da Foz do Sabor.
Durante o festival foram servidas mais de 2000 refei¼Ø¼Êes nos dois restaurantes instalados no recinto e no barco atracado no cais, n¼Üo sendo contabilizadas as refei¼Ø¼Êes servidas nos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor.
Al¼Öm da aprecia¼Ø¼Üo dos diversos pratos elaborados com peixes do rio como o tradicional peixe frito, peixe assado, migas de peixe, sopa de peixe, os visitantes tinham ainda ¼ß disposi¼Ø¼Üo um variado leque de actividades que se desenrolavam no local, como passeios de barco, bicicleta e gaivotas. N¼Üo faltou a anima¼Ø¼Üo musical com a presen¼Øa de Quim Barreiros, no S¼Þbado, que levou ao espa¼Øo de lazer e conv¼Òvio da Foz do Sabor a presen¼Øa de perto de 3000 espectadores. Subiu tamb¼Öm ao palco o Padre Victor, Galos Serranos, Grupo de Fados "Corvos Reais", David Caetano e Jos¼Ö Alberto e sua Banda. Inserido nesta iniciativa estava ainda um concurso de pesca que se realizou dia 21 de Julho, S¼Þbado, no bico da ribeira, com 60 participantes.
Apostar no desafio de melhor gerir o patrim¼Ìnio natural e cultural, como forma de potenciar o desenvolvimento sustent¼Þvel. Inovar, integrando os principais actores e popula¼Ø¼Üo local em projectos que promovam o territ¼Ìrio nas suas principais val¼Õncias e aptid¼Êes. As pessoas, a biodiversidade e a paisagem que caracterizam esta regi¼Üo e de que a Foz do Sabor ¼Ö um verdadeiro cart¼Üo-de-visita (paradigm¼Þtico), s¼Üo hoje valores que devem prevalecer nas op¼Ø¼Êes de desenvolvimento, que dinamizam a economia local e regional, incentivam o com¼Örcio, distinguem os valores naturais, a gastronomia e a beleza desta regi¼Üo que clamam por a¼Ø¼Êes que promovam e dinamizem os factores end¼Ìgenos de desenvolvimento. Dotar esta regi¼Üo de meios para que se afirme como um territ¼Ìrio atractivo e promissor, quer no quadro nacional, como transfronteiri¼Øo e europeu, passa por desenvolver uma marca sustentada numa vis¼Üo integrada de gest¼Üo territorial, moderna e inclusiva associada ¼Þ cria¼Ø¼Üo de uma ¼Þrea protegida.
A iniciativa ¼Ö promovida pela Associa¼Ø¼Üo de Comerciantes e Industriais de Torre de Moncorvo em parceria com o Munic¼Òpio de Torre de Moncorvo. Promove-se assim o patrim¼Ìnio gastron¼Ìmico, o usufruto da natureza e o tradicional conv¼Òvio local.