-
Início
-
Viver
-
Proteção Civil
-
Notícias
- Torre de Moncorvo recebeu exercícios e cerimónia final de encerramento de Exercício Fénix 2021
Torre de Moncorvo recebeu exercícios e cerimónia final de encerramento de Exercício Fénix 2021


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizou, no distrito de Bragança nos dias 5 e 6 de maio, vários simulacros no âmbito do Exercício Fénix 2021.
Em Torre de Moncorvo, foi testado um cenário de despiste de um veículo para o rio sabor e simulado um incêndio rural. A vila foi ainda placo da cerimónia de encerramento do exercício fénix 2021.
No decorrer da cerimónia Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, chamou à atenção para “estes meios todos que aqui estão e que muitas vezes ficam danificados nos incêndios e que ainda não conseguimos que a legislação fosse de alguma forma alterada de forma a ajudar quer as Associações Humanitárias dos Bombeiros quer as câmaras municipais”.
O Comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, André Fernandes, referiu que foram testados uma série de pressupostos que “normalmente não existem porque há um sistema que responde a 98 % das ocorrências, que são logo resolvidas no imediato, não passam o patamar distrital, mas é preciso treinarmos para o pior.” André Fernandes explicou que o que se fez nestes dois dias foi “testar uma fase 6 de um sistema de gestão de operações, testamos como é que de facto esta fase 6 se intrusa com o planeamento municipal de emergência, o posto de comando municipal, o posto de comando de área.” Adiantou ainda que “foi muito importante fazer isto, e ainda mais importante foi fazer isto descentralizado”.