Ecopista do Sabor

A Ecopista do Sabor é um espaço de verdadeira beleza, resultado do aproveitamento da linha de caminho-de-ferro, no troço entre Torre de Moncorvo e Carviçais, num total de 24 km de percurso pedestre.
Da ecopista vislumbra-se uma paisagem maravilhosa sobre o Vale do Sabor e Serra do Reboredo, pode ainda avistar-se o Convento do Carmelo da Sagrada Família e na aldeia de Larinho fazer uma paragem na Cafetaria da antiga estação do Larinho, requalificada para o efeito. Seguindo em direção a Carviçais no lugar do Carvalhal podem ser avistadas as antigas minas de ferro e no sopé do Cabeço da Mua vislumbram-se as aldeias de Felgar e Souto da Velha. Magnífica e imperdível é também a paisagem sobre a Albufeira de Vale de Ferreiros já à chegada de Carviçais.
A Ecopista posiciona-se como uma infraestrutura destinada ao recreio e ao desporto mas também é uma via que redescobre paisagens de grande beleza, esquecidas desde a desativação do transporte ferroviário.
Apuramos os sentidos com a mistura de cheiros, peneiramos os pormenores deste quadro natural e requalificamos o nosso património interior, após uma fabulosa caminhada.
Esta via verde promove uma oportunidade ímpar a todas as pessoas para estabelecer uma relação privilegiada com a respetiva envolvente natural e paisagística e permite a todos os utilizadores e visitantes uma experiência de real intensidade com as várias tonalidades de verdes e castanhos que a serra do Roboredo assume, dependendo das estações do ano.
Permite ainda aos mais jovens a possibilidade de desenvolverem a compreensão e a responsabilidade de preservação deste seu recurso endógeno requalificado, aliando a prática desportiva ao ar livre, de convívio e verdadeiro lazer.
Coordenadas GPS: 41.17011-7.05735 (Torre de Moncorvo); 41.18506-6.87634 (Carviçais)