-
Início
-
Visitar
-
O que Visitar
-
Museus
- Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues
Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues
Introdução
O Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues é uma instituição do Município de Torre de Moncorvo que resulta da necessidade de investigar, proteger, valorizar e divulgar a presença judaica e marrana no concelho de Torre de Moncorvo, que recua, pelo menos, ao séc. XIV e se prolonga até ao séc. XX.
Funciona igualmente como centro interpretativo e didático da história e cultura judaicas.
Missão
A missão essencial deste Centro de Estudos é o estudo, divulgação e valorização da história e cultura judaico-marranas do concelho de Torre de Moncorvo.
Objetivos
São objetivos do Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues:
- Estudar, preservar e divulgar o património cultural material e imaterial à sua guarda;
- Manter com as condições indispensáveis o acervo exposto;
- Orientar as populações locais, nomeadamente os públicos jovens para a importância da valorização e salvaguarda do Património;
- Implementar uma interação profícua com outras instituições congéneres, públicas e privadas, de âmbito local, nacional e internacional;
- Promover ações de reconhecimento, valorização e preservação da herança Judaica e Marrana, em instituições e comunidades;
- Afirmar o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues e a Rota dos Judeus como um atrativo essencial nos roteiros de visitação turística e de lazer, conectando as atividades com outras desenvolvidas pelas instituições locais;
- Incentivar a criação e produção de publicações e materiais didáticos para divulgação do acervo e atividades do Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues.
História
Desde o início da década de 80 do séc. XX, o Município de Torre de Moncorvo tem tido interesse em resgatar a História e as memórias da cultura judaica na região. Como tal, em 1982, foi atribuído ao Embaixador de Israel em Lisboa, o título de cidadão honorário e, no mesmo ano realizou-se nesta vila o 2.º Encontro internacional para o estudo da História das Beiras e dos Judeus Peninsulares, onde teve papel de destaque o Professor Doutor Adriano Vasco Rodrigues.
A partir da década de 90 do séc. XX, os investigadores Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade, encetam o grande empreendimento de estudar e divulgar a história dos cristãos-novos da região, trabalho ainda em curso, que tem sido publicado quer em livros, artigos científicos e crónicas em periódicos regionais.
A partir de 2014, o executivo municipal considera ser de primordial interesse a valorização da presença judaica em Torre de Moncorvo. Nesse mesmo ano, adere à Rede de Judiarias de Portugal. A partir de 2015, realiza periodicamente as Jornadas de História e Cultura Judaicas, e promove uma Rota dos Judeus em Torre de Moncorvo.
No ano de 2016, é adquirido no núcleo medieval de Torre de Moncorvo, o edifício que a tradição refere ter sido a Sinagoga de Torre de Moncorvo, para aí instalar o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, homenageando desta forma estes dois insignes investigadores da História e Arqueologia da região Transmontana e Beirã.
Entre 2019 e 2021 decorreram as obras de reabilitação deste espaço. Em 2021, verificou-se o interesse e a necessidade de acrescentar um novo polo ao Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, localizado no edifício que a tradição aponta como a “Casa da inquisição”, ou seja, o local onde seriam ouvidos os suspeitos de judaísmo.
O Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues abriu ao público no verão de 2021, inserido na Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo, entretanto reabilitada e dinamizada.
Espaços
O Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues divide-se em dois polos: a casa que a tradição refere como sendo a Sinagoga (na rua Nova) e a casa que a tradição relaciona com a Inquisição (na avenida Engenheiro Duarte Pacheco).
No edifício dito da “Sinagoga”, a visita inicia com um painel interativo onde constam diversas informações gerais sobre a História dos Judeus e Cristãos-novos em Torre de Moncorvo – resumo histórico, cronologia, lista de processados pelo Tribunal do Santo Ofício e pontos da presença Judaica na vila.
O piso superior, dá relevo ao aspeto social e religioso, bem como à vida quotidiana dos Judeus. Aqui é apresentado um conjunto de objetos emblemáticos do quotidiano judaico em Torre de Moncorvo: cântara, kipá, candeia, alforge e amêndoa coberta.
Num painel que representa o Muro das Lamentações dispõem-se cinco “janelas do tempo”, ou seja, a apresentação de imagens com áudio, que nos remetem para momentos-chave da vida judaica: casamento, morte, o Sábado, a Páscoa e orações quotidianas.
Neste espaço é colocado à disposição do visitante/investigador uma janela para o mundo com as principais notícias judaicas da atualidade, bem como um conjunto de publicações da região sobre a presença judaica.
Neste espaço a visita termina com a observação em realidade virtual de quatro locais do concelho onde se manifestou a presença judaica: Vale da Vilariça, Açoreira, Felgueiras e Felgar.
No edifício que a tradição relaciona com a Inquisição, está instalada uma aplicação áudio onde se pode escutar os rumores das denúncias dos Cristãos com os Judeus convertidos, bem como uma apresentação de vídeo-mapping que pretende sintetizar a história da presença judaica na região. O mesmo local dispõe de uma sala de consulta para os investigadores.
Fundos e coleções
Até ao momento, o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues não dispõe de fundos próprios. Todos os objetos e documentação, provém dos fundos do Centro de Memória de Torre de Moncorvo, estando neste espaço sob depósito.
Serviços
Exposições e Eventos temporários
Este organismo desenvolve periodicamente eventos de caráter temporário, como encontros, apresentações de publicações, dias abertos, concertos, colaborando por vezes com outras instituições e organismos.
Visitas e Serviços educativos
A marcação de visitas de grupos deverá ser realizada com antecedência mínima de 10 dias úteis, através dos contactos aqui disponibilizados.
Consulta
O centro dispõe de um espaço para documentação e bibliografia para consulta por parte dos investigadores para as temáticas relacionadas com a presença dos judeus e cristãos-novos na região, bem como da ação da Inquisição neste concelho. A marcação para consulta deverá ser realizada com antecedência mínima de 10 dias úteis, através dos contactos aqui disponibilizados.
Contactos
Telefone: 279 252 289
Email: turismo@torredemoncorvo.pt
Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues
Morada: Rua Nova, 41
5160-292 Torre de Moncorvo
Coordenadas GPS: 41.175971, -7.051741
Casa que a tradição relaciona com a Inquisição
Morada: Av.ª Eng.º Duarte Pacheco, 20
5160-218 Torre de Moncorvo
Coordenadas GPS: 41.173228, -7.053050
- Para efetuar visita, dirija-se à LIT (Loja Interativa de Turismo)