-
Início
-
Visitar
-
O que Visitar
-
Museus
- Museu de Arte Sacra
Museu de Arte Sacra
Introdução
O Museu de Arte Sacra de Torre de Moncorvo (MASTM) é uma instituição permanente ao serviço de toda a comunidade, da sociedade e seu desenvolvimento, aberto ao público, e que se ocupa da investigação dos testemunhos culturais da comunidade local assim como das comunidades cristãs, adquirindo-os, conservando-os e dando-os a conhecer, através da sua exposição, para fins de estudo, de educação e lazer.
Missão
O Museu de Arte Sacra tem como missão estudar e preservar o património religioso e, através dele, promover a sua divulgação, privilegiando um conjunto de atividades de cariz pedagógico, com a finalidade de desenvolver em toda a comunidade local e aqueles que o visitam, uma consciência que valorize a história humana e cristã.
Objetivos
São objetivos do Museu:
- Estudar, preservar e divulgar o património religioso em todas as suas manifestações;
- Manter sob guarda o acervo religioso da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e da Santa Casa da Misericórdia;
- Orientar as populações mais jovens para a valorização dos espaços museológicos, promovendo uma reflexão crítica sobre a importância da salvaguarda do património;
- Implementar uma rede de interação com diversas instituições, públicas e privadas;
- Estabelecer uma política de aquisição de acervos a partir de pesquisa, compra e incentivo às doações e empréstimos, junto aos museus semelhantes, particulares e outros;
- Promover ações de reconhecimento, valorização e preservação do património religioso, material e imaterial, em instituições e comunidades;
- Incentivar a participação de instituições religiosas, educativas e culturais, em projetos de tradição oral, publicações e pesquisas, a partir das suas histórias e raízes, estimulando a preservação de suas memórias e a continuidade das suas atividades, nos projetos do MASTM;
- Afirmar o MASTM como um atrativo nos roteiros de visitação turística e de lazer, conectando as atividades com outras desenvolvidas pelas instituições religiosas, sociais e culturais locais;
- Incentivar a criação e produção de publicações e materiais didáticos para divulgação do acervo e atividades do MASTM e para formação e consciencialização das novas gerações.
História
Desde alguns anos que o Município de Torre de Moncorvo e a população vinham demonstrando vontade na criação de um Museu de Arte Sacra na sede do Concelho. Em 2009 a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo elabora uma candidatura à CCDR-N/ON.2/QREN para criação do Museu de Arte Sacra na Igreja da Misericórdia de Torre de Moncorvo. Esta obra, promovida pelo Município em parceria com a Diocese de Bragança-Miranda, Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo, Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Torre de Moncorvo e a Direção Regional de Cultura do Norte, resultou da necessidade de conservação e valorização do património histórico-artístico da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e Misericórdia de Moncorvo, tendo por base o inventário de Arte Sacra da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, realizado pela associação PARM (Projeto Arqueológico da Região de Moncorvo). Após importantes trabalhos de restauro, no edifício anexo à Igreja da Misericórdia, o Museu foi instalado na antiga igreja da Misericórdia e no referido espaço. Em 15 de março de 2013, foi inaugurado com a exposição “Arte e Fé em Moncorvo”. A presente exposição apresenta uma pequena parte do conjunto de obras de Arte Sacra da Igreja Matriz e da Misericórdia de Torre de Moncorvo, datadas do Séc. XVI-XX, dando a conhecer a relevância artística que a região transmontana possui nesta área enriquecida ao longo dos séculos.
Espaços
O Museu de Arte Sacra encontra-se instalado na Igreja da Misericórdia e edifício contiguo em Torre de Moncorvo. Trata-se de um edifício de traça quinhentista de grande valor histórico-arquitetónico e artístico. A fachada apresenta um portal com arco pleno ladeado por dois medalhões representando S. Pedro e S. Paulo. No topo, encontra-se rasgado um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Amparo. No interior, a igreja ostenta um dos mais belos púlpitos da renascença portuguesa, talhado num bloco de granito, em forma de cálice octogonal. De realçar o altar em talha dourada do estilo barroco Nacional, datável dos finais do séc. XVII. O edifício anexo é um complexo arquitetural, destinado desde o séc. XVI, à casa da Misericórdia, tendo um dos espaços servido em data posterior para cadeia feminina. Este último complexo arquitetural mantém uma relação articulada com a Igreja, pois existem pontos de ligação (e passagem) entre ambos, permitindo a elaboração de um percurso de visita completo e enriquecedor. O Museu dispõe de um espaço de acolhimento destinado a informações e posto de venda (postais, catálogos, livros e outros artigos), bem como uma área para reserva ou depósito.
O espaço museológico encontra-se dividido nas seguintes salas temáticas:
Igreja
Este espaço do séc. XVI ostenta um magnífico retábulo em talha dourada. No arco triunfal encontra-se um Púlpito em granito, em forma de cálice, ricamente decorado.
Sala da Semana Santa
Sala dedicada à Paixão apresentando um conjunto de esculturas que retratam os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como o Senhor da Cana Verde, o Senhor dos Passos, o Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores.
Tribuna
Na tribuna encontra-se exposto um conjunto de paramentos litúrgicos, notáveis pelos tecidos e finíssimos bordados ricamente trabalhados.
Sala da Santidade
Este espaço apresenta uma coleção de esculturas de vários santos, bem como alfaias de apoio litúrgico.
Sala da Eucaristia
Sala que tem como tema de fundo a Eucaristia, centro de toda a vida da Igreja, salientando-se o Cálice-Custódia em prata dourada e esmalte, vários missais e antifonários, bem como um conjunto diversificado de paramentos, constituindo obras de verdadeira arte, riqueza, cor e brilho.
Fundos e Coleções
O Museu apresenta uma pequena parte do conjunto das obras de Arte Sacra, datadas entre os séculos XVI e XX da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e da Misericórdia.
Igreja Matriz de Torre de Moncorvo
O acervo pertencente à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo é constituído por coleções de escultura, pintura, paramentaria, objetos litúrgicos, ourivesaria e livros impressos, num total de 94 peças. Da coleção de escultura, destacam-se as imagens de Nossa Senhora da Conceição em madeira estofada, do século XVIII e Cruz-relicário em madeira, vidro, metal e relíquias do século XVII. Da pintura, que incide nos séculos XVII-XIX, destacam-se no século XVII o quadro a óleo da Virgem a Ler, bem como uma tela do Senhor da Boa Morte.
No núcleo de ourivesaria, que abrange os séculos XVII, XVIII e XIX, salienta-se o Cálice-Custódia do séc. XVII e uma espada de Nossa Senhora das Dores do século XVIII. No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a fio de seda, destaca-se a casula, manípulo e estola bordados a fio de seda verde, prateado e dourado, de finais do século XVI. Os Livros impressos, do séc. XVII ao XX, são na sua maioria Missais Romanos. A coleção de objetos litúrgicos é muito variada e rica, tendo no seu conjunto Véus de cálice do séc. XVII-XVIII, trabalhados em fio de seda; fio de prata dourada e canutilho, e um frontal de altar do séc. XVII-XVIII, ricamente decorado.
Misericórdia de Torre de Moncorvo
A coleção da Misericórdia de Torre de Moncorvo é composta por escultura e objetos de caráter assistencial. Na escultura realçam-se as cinco imagens alusivas à Paixão de Cristo.
Serviços
Exposições e Eventos Temporários
Este organismo desenvolve periodicamente exposições, entre outros eventos de caráter temporários, não só encontros, apresentações de publicações, como também, colabora com eventos de outras instituições e organismos.
Visitas e Serviços Educativos
A marcação de visitas de grupos deverá ser realizada com antecedência mínima de 10 dias úteis, através dos contactos aqui disponibilizados.
Contactos
Morada: Rua da Misericórdia
5160 - Torre de Moncorvo
Coordenadas GPS: 41.175851, -7.052034
Telefone: 279 252 289
Email: turismo@torredemoncorvo.pt
- Para efetuar visita, dirija-se à LIT (Loja Interativa de Turismo)