-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Inauguração de exposições em Torre de Moncorvo no âmbito do projeto Vivificar
Inauguração de exposições em Torre de Moncorvo no âmbito do projeto Vivificar
No âmbito do programa Vivificar foram inauguradas no dia 19 de novembro três exposições resultantes de três projetos desenvolvidos por três artistas junto da comunidade. Na Cardanha foi inaugurada a exposição com os trabalhos de José Pires, na Açoreira uma exposição com os trabalhos de Ine Harrang e na antiga Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo a exposição de Fábio Cunha.
O projeto ViViFiCAR abraça as ideias de “viver e ficar” enquanto eixos orientadores dos encontros imersivos entre artistas durienses, nacionais e noruegueses com as comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação. Em Torre de Moncorvo, os “Encontros Vivos” decorreram entre 10 de outubro e 21 de novembro de 2022 e tiveram lugar nas freguesias de Torre de Moncorvo, Açoreira e Cardanha, contando com a presença de três artistas com práticas e identidades culturais distintas. Durante esse período os artistas viveram nas casas dos embaixadores locais — Victor Almeida, Maria Emília Lopes, Paula Valente — e o processo criativo foi acompanhado por uma equipa de moderadores — Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Jon Arne Mogstad e Virgílio Ferreira. Os projetos desenvolvidos são agora apresentados em 3 exposições em Torre de Moncorvo revelando o resultado deste processo colaborativo e participado.
As exposições podem ser visitadas de 19 de novembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023, aos Sábados e Domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e de segunda a sexta-feira por marcação através do e-mail geral@ciclo.art ou do telefone 223 233 873.