Serra do Reboredo

  • 01
  • 02
  • 03

A vila de Torre de Moncorvo encontra-se emoldurada na mais rica, exuberante e variada paisagem natural, com que a natureza em matizadas cores e cambiantes adotou. Deste belo cenário irrompe a Serra do Reboredo, linda e verdejante.
Cenário magnífico para atividades de desporto e lazer, tem sido alvo de várias práticas relacionadas com a natureza, como o birdwacthing, os passeios micológicos e botânicos.
A serra do Reboredo é, a par do domínio hídrico dos rios Douro e Sabor, a maior riqueza natural do Concelho, com a sua imensa mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, cupressos, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros, carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira.
Percorrendo os seus trilhos pode-se vislumbrar um grupo diversificado de aves e mamíferos, como os pica-paus, chapins, cucos, gralhas, trepadeiras, coruja do mato, noitibós, pombo torcaz, perdiz, corço, javali, gineta, esquilo, texugo. Salienta-se a grande diversidade de espécies de morcegos cavernícolas e arborícolas, assim como a grande diversidade de fungos (como os cogumelos) e muitos líquenes. Além destas espécies há que referir grande variedade de invertebrados destacando-se nas matas do Roboredo, os lepidópteros (borboletas), os coleópteros, aracnídeos, escorpiões, entre outros insetos.