Capela de Santa Bárbara - Carviçais

Construída em 1736, fica situada num dos pontos mais altos, a poente da freguesia, miradouro de onde se contemplam vastos horizontes e de rara beleza.

A capela foi erigida no monte de Carvoisos, um alto, proveniente do amontoar das escórias e escumalha do ferro, que ali se foram acumulando, devido à existência de uma fundição de ferro, onde, nos velhos tempos, se fabricava o melhor ferro da Península, dito ferro branco, e que funcionou, rodeada, na altura, por vários palheiros, alguns ainda hoje existem, servindo de apoio aos fornos da fundição, alimentados com a lenha proveniente da densa mata de carvalhos existente na zona do cemitério. O nome de Santa Bárbara advém-lhe, provavelmente, porque a santa era padroeira dos fundidores, mineiros, ferreiros e artilheiros.

Caracterizada pelo estilo barroco jesuítico e possuindo apenas uma porta, esta capela apresenta em cima, um frontão curvo com voltas e interrompido. No tímpano surge uma cartola com a data da construção, observando-se um nicho reentrante, bem trabalhado, mas desprovido de imagem. Na parte superior, observa-se um janelão sineiro pequeno e ajeitadinho, encimado com uma cruz, e quatro pináculos nas pilastras salientes dos cunhais. No seu interior, é pequena e apresenta um altar ao meio, onde podemos ver Santa Rita de Cássia.