História

O professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e fotógrafo Arnaldo Duarte da Silva, durante mais de vinte anos, recolheu variadíssimas peças de interesse arqueológico e etnográfico, uma vasta coleção de imagens (principalmente fotografias) da região de Torre de Moncorvo e dos restantes concelhos do Douro Superior, bem como alfaias fotográficas relacionados com a arte da fotografia. Destacam-se as recolhas e aquisições do arquivo da Foto Peixe, a coleção fotográfica do Dr. Horácio Brilhante Simões, o arquivo do Estúdio Torre, do fotógrafo Manuel Carva, e a coleção do Padre Francisco Manuel de Castro.

Em 2004, adquire um edifício, dentro do perímetro medieval de Torre de Moncorvo, junto à Igreja da Misericórdia, para aí instalar um núcleo museológico dedicado à fotografia e às suas recolhas arqueológicas e etnográficas.

O espaço é inaugurado em 12 de julho de 2009, tendo, nessa data, lançado uma revista, intitulada Superior D`Ouro, sobre o tema e os conteúdos principais deste núcleo museológico, de cariz privado.

Porém, os afazeres profissionais do proprietário não permitiam que este espaço estivesse permanentemente aberto ao público. Assim, em 19 de Março de 2014, o Município de Torre de Moncorvo assina um contrato de arrendamento, assegurando a possibilidade de visita a todos os interessados, nas temáticas aqui apresentadas. O espaço reabre em 19 de Abril de 2014.