História

Desde alguns anos que o Município de Torre de Moncorvo e a população vinham demonstrando vontade na criação de um Museu de Arte Sacra na sede do Concelho.

Em 2009 a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo elabora uma candidatura à CCDR-N/ON.2/QREN para criação do Museu de Arte Sacra na Igreja da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

Esta obra, promovida pelo Município em parceria com a Diocese de Bragança-Miranda, Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo, Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Torre de Moncorvo e a Direção Regional de Cultura do Norte, resultou da necessidade de conservação e valorização do património histórico-artístico da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e Misericórdia de Moncorvo, tendo por base o inventário de Arte Sacra da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, realizado pela associação PARM (Projeto Arqueológico da Região de Moncorvo).

Após importantes trabalhos de restauro, no edifício anexo à Igreja da Misericórdia, o Museu foi instalado na antiga igreja da Misericórdia e no referido espaço.

Em 15 de Março de 2013, foi inaugurado com a exposição “Arte e Fé em Moncorvo”.

A presente exposição, apresenta uma pequena parte do conjunto de obras de Arte Sacra da Igreja Matriz e da Misericórdia de Torre de Moncorvo, datadas do Séc. XVI-XX, dando a conhecera a relevância artística que a região transmontana possui nesta área, enriquecida ao longo dos séculos.