Fundos e Coleções

O Museu, apresenta uma pequena parte do conjunto das obras de Arte Sacra datadas entre os séculos XVI e XX da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e da Misericórdia.

Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

O acervo pertencente à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo é constituído por coleções de escultura, pintura, paramentaria, objetos litúrgicos, ourivesaria e livros impressos, num total de 94 peças.

Da coleção de escultura, destacam-se as imagens de Nossa Senhora da Conceição em madeira estofada, do século XVIII e Cruz-relicário em madeira, vidro, metal e relíquias do século XVII.

Da pintura, que incide nos séculos XVII-XIX, destacam-se no século XVII o quadro a óleo da Virgem a Ler, bem como uma tela do Senhor da Boa Morte.
No núcleo de ourivesaria, que abrange os séculos XVII, XVIII e XIX, salienta-se o Cálice-Custódia do séc. XVII e uma espada de Nossa Senhora das Dores do século XVIII.
No núcleo dos paramentos, a maioria bordados a fio de seda, destaca-se a casula, manípulo e estola bordados a fio de seda verde, prateado e dourado, de finais do século XVI.

Os Livros impressos, do séc. XVII ao XX, são na sua maioria Missais Romanos.

A coleção de objetos litúrgicos é muito variada e rica, tendo no seu conjunto Véus de cálice do séc. XVII-XVIII, trabalhados em fio de seda; fio de prata dourada e canutilho, e um frontal de altar do séc. XVII-XVIII, ricamente decorado.

Misericórdia de Torre de Moncorvo

A coleção da Misericórdia de Torre de Moncorvo, é composta por escultura, objetos de carater assistencial.

Na escultura realçam-se as cinco imagens alusivas à Paixão de Cristo.