Espaços

O Museu de Arte Sacra encontra-se instalado na Igreja da Misericórdia e edifício contiguo, em Torre de Moncorvo. Trata-se de um edifício de traça quinhentista, de grande valor histórico-arquitetónico e artístico. A fachada apresenta um portal com arco pleno ladeado por dois medalhões representando S. Pedro e S. Paulo. No topo, encontra-se rasgado um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Amparo.

No interior, a igreja ostenta um dos mais belos púlpitos da renascença portuguesa, talhado num bloco de granito, em forma de cálice octogonal. De realçar o altar em talha dourada, do estilo barroco Nacional, datável dos finais do séc. XVII.

O edifício anexo é um complexo arquitetural, destinado desde o séc. XVI, à casa da Misericórdia, tendo um dos espaços servido em data posterior para cadeia feminina. Este último complexo arquitetural mantém uma relação articulada com a Igreja, pois existem pontos de ligação (e passagem) entre ambos, permitindo a elaboração de um percurso de visita completo e enriquecedor.

O Museu dispõe de um espaço de acolhimento, destinado a informações e posto de venda (postais, catálogos, livros e outros artigos), bem como uma área para reserva ou depósito.

 

O espaço museológico encontra-se dividido nas seguintes salas temáticas:

 

Igreja

Este espaço do séc. XVI, ostenta um magnífico retábulo em talha dourada. No arco triunfal, encontra-se um Púlpito em granito, em forma de cálice, ricamente decorado.

Sala da Semana Santa

Sala dedicada à Paixão apresentando um conjunto de esculturas que retratam os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como o Senhor da Cana Verde, o Senhor dos Passos, o Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores.

Tribuna

Na tribuna encontra-se exposto um conjunto de paramentos litúrgicos, notáveis pelos tecidos e finíssimos bordados ricamente trabalhados.

Sala da Santidade

Este espaço apresenta uma coleção de esculturas de vários santos, bem como alfaias de apoio litúrgico.

Sala da Eucaristia

Sala que tem como tema de fundo a Eucaristia, centro de toda a vida da Igreja, salientando-se o Cálice-Custódia em prata dourada e esmalte, vários missais e antifonários, bem como um conjunto diversificado de paramentos, constituindo obras de verdadeira arte, riqueza, cor e brilho.