Espaços

A casa da Roda dos Expostos de Moncorvo situa-se no núcleo medieval, próximo da igreja da Misericórdia, em Torre de Moncorvo.

De arquitetura rural transmontana apresenta uma varanda exterior alpendrada e uma pequena janela, com a data de 1785. É visível no seu interior a forma arredondada onde funcionava a roda.

O núcleo Museológico está dividido em dois pisos, no primeiro andar, o espaço está redecorado à época e com o mesmo ambiente em que a ‘rodeira’ e o ‘rodeiro’ recolhiam as crianças, logo à entrada, encontram-se dois berços onde eram colocados os expostos, a rodeira vestida com os trajes da época e uma mala com as roupas das crianças. A cozinha possui um armário “Cantareira”; escano com preguiça, bem como todos os utensílios para a confeção e elaboração das refeições utilizados na época (pratos, panelas de ferro, cântaros de barro, entre outros). O último espaço, destinado a quarto da rodeira apresenta uma cama em ferro e uma cópia do livro de registo dos expostos da Roda de Moncorvo.

Num ecrã interativo estão disponíveis os bilhetes entregues com as crianças e a história do edifício.

No rés-do-chão encontra-se uma exposição das várias fases do restauro da casa, seguindo as técnicas tradicionais, bem como alguns achados que apareceram ao longo da obra, tais como, uma moeda de 1751 e um poço para aproveitamento das águas escavado na própria rocha.