Nota Impressa - ARS Norte

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um aumento significativo das temperaturas para os próximos dias.

A temperatura máxima irá registar valores superiores a 30ºC em praticamente todo o território.

Na região Norte, pode atingir valores de 35 a 37ºC no distrito de Braga e com subida considerável, nos distritos do litoral Norte.

Assim, e de acordo com o preconizado no Plano de Contingência Regional para as Temperaturas Extremas Adversas, todos os Serviços do SNS da região nomeadamente, Agrupamentos de Centros de Saúde/ Unidades Locais de Saúde, Centros Hospitalares e Hospitais, e Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados irão agir em conformidade com as orientações definidas nestas situações e operacionalizar as medidas definidas nos seus Planos de Contingência Específicos para as Temperaturas Extremas Adversas.

Perante o exposto, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso:

• Mantenha o corpo hidratado e fresco;
  • Mantenha-se protegido do calor;
  • Utilize protetor solar com fator igual ou superior a 30;
  • Mantenha a casa fresca;
  • Mantenha-se especialmente atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde;
  • Mantenha-se em contacto e atento aos outros;
  • Mantenha-se informado.

Para mais informações consulte a área dedicada aos Efeitos do Calor na Saúde,

Verão e Saúde - Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas 2016 - PCRTEA

ou ligue para a Saúde 24 (808 24 24 24) e Gabinete de Assessoria de Imprensa Tlm 96 505 25 50