Serviços

Pesquisa e Leitura

Os serviços de leitura têm ao seu dispor uma sala de leitura. Qualquer cidadão identificado pode consultar os fundos, mediante o preenchimento de uma senha de leitura onde deverá mencionar, para além do documento requisitado, o nome, endereço e número do bilhete de identidade.

Reprografia e Digitalização

A reprodução de documentos do Centro de Memória é livre para fins de investigação, tendo como limitações as exigências de conservação das espécies documentais, bem como disposições legais para certo tipo de documentos.
Considera-se a reprodução de documentos através de fotocópia e/ou digitalização. Em ambos os casos é necessário preencher formulário disponibilizado presencialmente. Poder-se-á disponibilizar documentação via on-line ou postal, mediante o contato com os nossos serviços (ver contatos). A tabela de preços vigora de acordo com a legislação em vigor.

Visitas e Serviços Educativos

O Centro de Memória disponibiliza ao público visitas guiadas a todo o tipo de públicos, bem como visitas de estudo. As visitas pretendem dar a conhecer o que é o Centro de Memória, as valências de que dispõe e os fundos existentes.
Para marcação de visitas de grupos superiores a 5 pessoas, deverão ser marcadas com antecedência mínima de 10 dias úteis, através dos contatos disponibilizados aqui. [fazer link para contatos].
Ao longo do ano são efetuados várias atividades no âmbito dos serviços educativos. A programação encontra-se relacionada com a Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico e poderá ser consultada na Agenda Cultural. [direcionar link]

Exposições e Eventos Temporários

Este organismo desenvolve periodicamente exposições, entre outros eventos de caráter temporário, como encontros, apresentações de publicações, homenagens, como também colabora com eventos de outras instituições e organismos. Desde a sua abertura são de realçar:

  • Exposição “Memórias de Fé”. Março de 2008. Exposição de Arte Sacra. Organização da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo e Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
  • Exposição “Moncorvo e o Colégio Campos Monteiro, 1936-1949”, Junho de 2009. Organização da AAACCM, em Colaboração com o Centro de Memória, Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo.
  • Exposição “Moncorvo de Março de 1974 a Junho de 2009”, Junho de 2009. Organização Centro de Memória.
  • Exposição “Armando Martins Janeira ou A Busca do Homem Universal”, Agosto de 2009. Organização CMTM. Guia da Exposição on-line
  • Exposição “Diálogo de dois intelectuais em torno da história da cultura do Nordeste Trasmontano”, Setembro de 2009. Organização Centro de Memória, em Colaboração com o Museu das Terras de Miranda.
  • Comemoração dos 725 anos do foral Dionisino de Torre de Moncorvo. 14 de Abril de 2010.
  • Comemoração dos 500 anos do foral Manuelino atribuído a Moncorvo, Maio de 2012: Exposição “D. Manuel e o seu tempo…”.

Apoio a organização e tratamento de fundos particulares

Este serviço é prestado pelos técnicos do Centro de Memória. Consiste no aconselhamento e na informação de formas e técnicas de preservação, organização e acondicionamento dos fundos.

Preservação e Restauro

[equacionar colocar só imagens, nomeadamente do tratamento do fundo Campos Macedo]