História

“… a Biblioteca é, como pretende Borges, um modelo de universo, tente mos transforma la num Universo à medida do Homem…uma biblioteca aonde apeteça ir, e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres”
( in, Umberto Eco, a Biblioteca, Lisboa Difel , 1983)

 

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo está instalada num dos mais belos solares de Torre de Moncorvo. Brasonado, inserido no centro histórico da Vila, a sua proximidade com a Igreja Matriz confere-lhe uma maior grandiosidade.

A beleza deste edifício fica, muito aquém da riqueza cultural e humana que encerra em si. Um espaço atraente e diversificado para todos os tipos de público. Recebeu na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de S. Paulo em 1997 o Prémio Património Histórico.

Inaugurada a 1 de Fevereiro de 1997, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo (BM1) tem vindo a afirmar-se, ao longo do tempo, como um importante espaço de encontro com a cultura e o conhecimento.

É um importante equipamento cultural que se caracteriza por ser um espaço aberto à comunidade, proporcionando um acesso privilegiado às obras de carácter literário científico e de divulgação, bem como às que se destinam à ocupação dos tempos livres e que constituem o seu fundo bibliográfico.

A Biblioteca tem à disposição dos utilizadores mais de 20.000 livros, documentos audiovisuais e publicações periódicas, que cobrem todas as áreas de conhecimento. Oferece aos seus utilizadores, para alem dos serviços tradicionais – leitura de presença, empréstimo domiciliário, orientação bibliográfica e informação vária – uma variedade de serviços que vão desde a fotocópia, utilização gratuita da internet e de computador para trabalhos escolares, consulta de Diários da República…

Decorridos estes 17 anos, a Biblioteca tem evoluído no sentido de servir cada vez mais e melhor a população do concelho, traduzindo-se através do aumento exponencial do número de utilizadores.

Em termos de dinamização, das suas iniciativas mais importantes deve ser destacada a apresentação regular de exposições animação da leitura, hora do conto, sessões de vídeo, teatralizações, “ateliers” variados, leitura a idosos, cooperação com outras instituições e a abertura da Biblioteca Piscina (2007) durante a época balnear, com o objetivo sempre presente de estimular o gosto pela leitura.