Fundos e Coleções

  • (Documentos de acesso reservado)

    Disponíveis em suporte papel e agora via internet. São facultadas fotocópias ou impressões dos diplomas pretendidos, mediante pagamento, de acordo com a tabela taxas e licenças do Município.


  • O fundo geral é constituído por títulos nos mais diversos formatos e suportes, destacando-se, pela sua extensão, as monografias em suporte de papel. Estas, em número superior à dezena de milhar, encontram-se distribuídas entre a sala de leitura geral e a sala infantil, consoante o público-alvo a que se destinam e, em determinados casos, pelo depósito.


    Organizadas tematicamente através da Classificação Decimal Universal (CDU), cada estante agrupa monografias segundo uma determinada área do conhecimento.
    Numeração das classes CDU e respetivos conteúdos


    Classe 0 – Generalidades; Classe 1 – Filosofia e Psicologia; Classe 2 – Religião e Teologia; Classe 3 – Ciências Sociais; Classe 5 – Matemática e Ciências Naturais; Classe 6 – Ciências aplicadas, Medicina e Tecnologia; Classe 7 – Arte e Desporto; Classe 8 – Literatura e Linguística; Classe 9 – História e Geografia.


    Do fundo geral fazem ainda parte cerca de um pouco mais de meio milhar de materiais audiovisuais, essencialmente CD’s e DVD’s, contendo documentários da mais diversas temáticas; cursos de aprendizagem de línguas, de informática e de fotografia; e música, cujos estilos variam entra a música clássica e a world music, passando, por exemplo, pelo Jazz e o Rock.

     

  • A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, e de acordo com a sua missão, procura recolher, preservar e divulgar a cultura local em toda a sua diversidade.

    O fundo local dispõe de uma estante própria, em regime de livre acesso, na sala de adultos, onde se concentram as monografias relativas à História, à Economia, à Etnografia, às associações locais de Torre de Moncorvo, entre muitos outros aspetos.


    Em depósito serão devidamente acondicionadas as publicações periódicas, assim como todos os documentos que, devido ao seu estado do conservação ou elevado valor histórico e patrimonial, não possam estar acessíveis em regime de livre acesso.

     

  • (Documentos de acesso reservado)

    A Biblioteca possui uma coleção de jornais antigos encadernados alusivos ao concelho. Podem ser consultados no Setor de Adultos mediante pedido efetuado ao funcionário de serviço.

     

  • A coleção de periódicos é constituída por mais de uma dezena de títulos, encontrando-se, em regime de livre acesso, os exemplares referentes ao ano civil corrente. Com esta coleção, o utilizador pode desfrutar da leitura diária de jornais nacionais e regionais.

    As publicações periódicas não estão abrangidas por qualquer empréstimo domiciliário.