Espaços

  • Receção

    Área constituída por um balcão junto da entrada principal, é um espaço de acolhimento e orientação dos utilizadores. Nele o leitor pode ser esclarecido sobre o funcionamento da Biblioteca, fazer a sua inscrição, requisitar ou devolver as obras destinadas a empréstimo domiciliário e fazer sugestões. Os utilizadores podem também aqui guardar as suas malas e mochilas, antes de aceder às Salas de Leitura. Este espaço é ainda utilizado para a realização de exposições temporárias.

    • Biblioteca (14)

    • Centro de Memoria

    • arquivo

    • cineteatro (3)

    Auditório / Polivalente

    Esta sala, contígua ao hall de entrada, permite a concretização de debates, conferências, ações de formação, exposições, etc., dispondo de meios audiovisuais adequados para esse fim.
    A unificação das áreas destinadas a hall de entrada e auditório é possível através do recolhimento das portas divisórias, possibilitando a concretização de algumas ações com maiores exigência de espaço.

  • Sala de Leitura Geral

    Esta secção é constituída por dois espaços distintos, um de leitura informal, disponibilizando ao público, um livre acesso a vários jornais e revistas regionais, nacionais e internacionais. E um de leitura formal, com livre acesso às estantes onde se encontram obras para empréstimo domiciliário ou destinadas à consulta, estudo e investigação local. Possui ainda um posto de acesso à Internet.

    Os fundos documentais que abrangem todas as áreas de conhecimento estão organizados de acordo com a C.D.U. (Classificação Decimal Universal).

    Sala Infantojuvenil

    É um espaço privilegiado de leitura infantil onde encontra áreas acolhedoras para crianças dos 0 aos 12 anos. Os utilizadores mais jovens encontram nesta secção, espaços informais para a leitura ou audição de histórias e canções, espaços para consulta e pesquisa sobre os mais diversos assuntos.
    Encontram ainda um espaço de animação que pode funcionar como: sala do conto destinado à animação do livro e da leitura, atelier de expressões plásticas, visionamento de conteúdos multimédia, onde se podem desenvolver diversas atividades que assumam um carácter lúdico, por um lado, ou que se assumam como complemento ao currículo escolar, por outro.

    Sala Multimédia

    Espaço onde se encontram documentos áudio-vídeo, CD, DVD, VHS, CD-ROM destinado ao público em geral. É neste local que também se encontram os documentos áudio-vídeo do sector infantil. Os documentos encontram-se em livre acesso e o público pode visionar um filme no local, onde dispomos de equipamento apropriado. O acesso à internet é gratuito. Estão à disposição dos utilizadores da Biblioteca Municipal dois computadores para processamento de texto de pequenos trabalhos.
    É um serviço gratuito para ser utilizado por períodos de 30 minutos com possibilidade de alargamento se não houver lista de espera.
    Pátio
    O pátio interliga o Pólo Cultural constituído pela Biblioteca Municipal, Centro de Memória e Arquivo Municipal. Dispõe de um espaço amplo e de um jardim ideal para todo o tipo de atividades.
    Área de lazer por excelência possibilita ainda a leitura de descontração num ambiente aprazível de luz natural, que beneficia os vários espaços da biblioteca.