Atividades

  • Férias na Biblioteca (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão)

    Esta atividade destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos e desenrola-se das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, com o apoio de uma educadora de infância e um animador.

    Normalmente durante a manhã os mais novos assistem à exibição de um filme de animação na sala do conto e à tarde participam em ateliers de construção, leitura, pintura, dramatização, etc.

    O Município de Torre de Moncorvo disponibiliza gratuitamente uma forma de ocupar as crianças durante as férias, enquanto os pais exercem a sua atividade profissional.

     

    Biblioteca em Movimento – os livros vão à escola

    Este Projeto tem tido grande adesão do público escolar (Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo) e pretende criar e consolidar os hábitos de leitura dos locais, com especial atenção para o público infantojuvenil, através de projetos e ações de difusão do livro e do autor e ações de incentivo à leitura. Decorre em 3 fases, 1º, 2º e 3º período letivo.

    Neste ano letivo, e sendo o nosso concelho recheado de vários acontecimentos históricos que se encontram registados no rico espólio/documentos do Arquivo Histórico, irão ser criadas três histórias interativas, para dar a conhecer algumas das personalidades que marcaram Torre de Moncorvo.

    A partir de factos interessantes devidamente registados e simbólicos da época em que decorreram, é possível recriá-los e fantasiá-los, dando a conhecer às crianças quem foram os seus protagonistas e a importância que eles tiveram para a sua terra.

    Desta forma, esta ação irá promover o prazer pela descoberta da terra onde vivem e a identificação dos locais com história.

    Leitura a Idosos

    Uma vez por semana os idosos da Fundação Francisco António Meireles e da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo recebem a visita de uma equipa da biblioteca municipal que leva até eles o gosto pela leitura. A sessão tem a duração de 30 a 45 minutos, na qual a educadora de infância faz a leitura de um livro. Normalmente os livros apresentados são contos tradicionais e com referências às suas vivências como a agricultura, as colheitas, cantares e tradições. Os livros escritos por autores da região estão também em destaque na leitura a idosos. Esta iniciativa teve início em 1997 e pretende avivar as memórias dos mais idosos e anima-los, proporcionando-lhe uma tarde ou uma manhã diferente. Os idosos aderiram bem à iniciativa e até chegam a solicitar livros à Educadora de Infância para lerem nas horas mortas.

    Visitas Guiadas à Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo


    A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo organiza visitas à Biblioteca Municipal, para grupos de alunos das escolas do Concelho e eventuais interessados.
    Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer os recursos didático - pedagógicos que a Biblioteca Municipal possui e, simultaneamente contribuir para a divulgação deste importante equipamento cultural.
    As visitas serão orientadas por técnicos, percorrendo as áreas temáticas e lúdicas existentes, bem como demais valências da Biblioteca Municipal.
    É necessária marcação prévia.

    Exposições (pintura, fotografia, biobibliográficas)

     

     

    • Colóquios
    • Apresentação de Livros
    • Workshops de Leitura
    • Teatro
    • Poesia
    • Encontros com escritores
    • Concursos (poesia; escrita criativa)
    • Ateliers de promoção do livro e da leitura