Habitação Social

Integradas nas medidas de habitação Social do Estado e Poder Local, a habitação Social, constitui-se como uma resposta destinada a uma franja da população com menores recursos económicos, permitindo-lhes o acesso a uma habitação que reúna as condições necessárias ao seu desenvolvimento e melhor qualidade de vida.

O Município de Torre de Moncorvo dispõe de dois bairros de habitação social.

O Bairro de Santo Cristo, construído na década de 70 pelo Fundo de Fomento de Habitação, foi transferido para o Município no ano 2003 e é constituído por 150 fogos de tipologias T2, T3 e T4, tendo sido alienados 102 fogos a custos reduzidos na sua maioria aos proprietários, existindo ainda 42 fogos em regime de arrendamento.

O Bairro Fonte de Carvalho construído no ano 2007, ao abrigo do Programa Especial de Realojamento (PER), é constituído por 30 fogos de tipologias T1, T2 e T3.

De acordo com o Ficheiro de Procura de Habitação para arrendamento social do Município, vem-se verificando um elevado número de pedidos de habitação social em virtude de os valores de arrendamento no mercado normal ser inacessível à grande maioria dos residentes do concelho.